Veja Também -
Aporá investe R$ 60 milhões em empreendimento imobiliário no Norte do Paraná
Evento busca atrair investimentos para o Norte do Paraná
Governo do Estado envia alunos de Assaí para intercâmbio no exterior
Vereadores solicitam esclarecimentos sobre premiações recebidas por Assaí
Das perguntas a ser respondidas pela farsa de 'Assaí, Cidade Inteligente'
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 19/06/2025 às 13:23:02
Assaí e outras seis cidades são finalistas no prêmio de Comunidade Inteligente de 2025

Assaí (PR) representa o Brasil entre as sete cidades globais finalistas na premiação do Intelligent Community Forum (ICF), organização internacional que há 25 anos reconhece comunidades que utilizam tecnologia, inovação e inclusão para transformar a qualidade de vida de seus habitantes.
Criado com a missão de ajudar comunidades do mundo inteiro a enfrentar desafios sociais, econômicos e ambientais por meio da tecnologia, o Intelligent Community Forum (ICF) desenvolveu a estratégia Community Accelerator. Essa metodologia serve como um roteiro para o crescimento econômico inclusivo, fortalecimento cultural e melhoria de vida, especialmente em tempos de grandes transformações. Por meio de treinamentos, certificações e missões internacionais, o ICF promove conexões globais entre cidades, além de premiar, anualmente, aquelas que mais se destacam.
Neste ano, das 21 cidades inicialmente celebradas, sete foram selecionadas como finalistas ao título de Comunidade Inteligente de 2025. São elas:
- Assaí, Paraná (Brasil)
- Bursa, Turquia
- Região de Durham, Ontário (Canadá)
- Fairfield, Iowa (EUA)
- Hilliard, Ohio (EUA)
- Kingston, Ontário (Canadá)
- Las Rozas de Madrid, Espanha
A cidade paranaense de Assaí faz sua segunda aparição entre as finalistas — a primeira foi em 2024 —, destacando-se por “construir corajosamente uma nova economia de inovação em um lugar que antes prosperava com o cultivo de algodão para o mercado global”. Com o reconhecimento anterior, Assaí chamou a atenção da Tata Consultancy Services, com quem desenvolveu programas de capacitação para talentos locais. O uso da Community Accelerator Strategy ajudou a cidade a se destacar na formação profissional e em bootcamps, o que impulsionou os índices de população economicamente ativa. Como resultado, a Tata anunciou a instalação de um grande centro de operações no município, representando “um marco no desenvolvimento de talentos e no crescimento econômico da cidade”.
O vencedor será revelado em dezembro, durante a Cúpula Global do ICF em Binh Duong, Vietnã. Até lá, as finalistas seguem como modelos globais de como comunidades podem se reinventar e crescer com inovação, inclusão e colaboração.
Confira a seguir: