Política Paranaense

Postado dia 03/11/2018 às 01:15:28

Eleições 2018 no Paraná: 04 mulheres, na Assembleia, e 05, na Câmara Federal

A cota de 30% das candidaturas para mulheres, estabelecida por lei desde 2009, nas eleições proporcionais não resultou em votos nas urnas e é cumprida de forma meramente formal pelos partidos. É o caso do Paraná: 33 partidos, coligados ou não, participaram da disputa às 54 cadeiras na Assembleia Legislativa e 27 às 30 cadeiras na Câmara dos Deputados. Nos 10 partidos mais votados, a média de seis candidatas ficaram entre os 10 últimos colocados no pleito. Há partidos com nove, oito, sete candidatas entre os 10 últimos votados. 

O resultado pode ter algumas interpretações, mas a principal delas é que os partidos lançam candidatas sem expressão ou densidade eleitoral ou até mesmo “laranjas” que não usam os recursos do fundo eleitoral. Na campanha de outubro, uma candidata chegou a ingressar na justiça eleitoral denunciando seu partido por reter recursos destinados, por lei, à sua campanha.

O resultado também não mexeu na representação das mulheres nas duas casas de lei. Na eleição de outubro foram eleitas quatro mulheres a Assembleia Legislativa: Maria Victória (PP), Cristina Silvestri (PPS), Mabel Canto (PSC) e Luciana Rafagnin (PT). A novidade é a advogada Mabel Canto já que Maria Victória e Cristina Silvestri foram reeleitas e Luciana Rafagnin, ex-deputada. São 7,47% das 54 vagas. Em relação a eleição de 2014, é uma vaga a mais, já que Cristina Silvestri, nesta legislatura, estava na condição de suplente.

O quadro na Câmara de Deputados é um pouco mais animador. Em outubro, foram eleitas cinco deputadas: Gleisi Hoffmann (PT), Christiane Yared (PR), Luísa Canziani (PTB), Leandre (PV) e Aline Sleutjes (PSL). A novidade é a agente administrativo Aline Sleutjes, eleita no partido de Jair Bolsonaro. São 16,6% das 30 vagas paranaenses no legislativo federal. Gleisi preferiu a disputa a Câmara dos Deputados ao Senado. Christiane Yared e Leandre foram reeleita e Luísa Canziani é filha do deputado Alex Canziani (PTB), candidato ao Senado na última eleição.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2018 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br