Política

Postado dia 06/06/2018 às 03:13:24

Em proposta de delação, amigo de Richa relata propina desde 2001

Preso em Brasília acusado de participar de um esquema de desvio de verbas públicas na construção de escolas estaduais no Paraná, o ex-diretor da Secretaria de Educação do Paraná Maurício Fanini apresentou uma proposta de delação premiada que implica o ex-governador Beto Richa (PSDB)

Nos documentos entregues ao Ministério Público Federal, ele afirma que sua atuação como operador financeiro do tucano começou em 2001, quando ele era vice-prefeito de Curitiba e secretário de Obras do município. Fanini está detido pelas irregularidades apuradas na Operação Quadro Negro.

Fanini, amigo de Richa desde a época de faculdade, foi indicado inicialmente para a diretoria de infraestrutura de tráfego da prefeitura. Em sua proposta de delação, divulgada inicialmente pela RPC TV e à qual o blog teve acesso, ele conta que, assim que assumiu o cargo, foi informado de que deveria beneficiar uma determinada empresa de engenharia em uma licitação da prefeitura

Nas informações prestadas ao MPF, Fanini diz que a empresa venceu o certame com a promessa de pagar 15% do valor do contrato em propina. O acerto foi intermediado, de acordo com ele, pelo então chefe de gabinete de Richa, Ezequias Moreira, que ficou responsável pelo recebimento do dinheiro.

Defesa

Em nota, o ex-governador afirma que o vazamento da delação de Fanini “parece ser uma manobra arquitetada às vésperas do período eleitoral, na tentativa de nivelar todos os políticos por baixo”. O tucano diz jamais ter recebido dinheiro desviado de cofres públicos. “Espero que a Justiça apure e esclareça rapidamente essa questão, para que os culpados sejam punidos de forma exemplar.”

Ezequias Moreira, em nota de seu advogado, afirma que nunca tratou sobre doações eleitorais e que jamais recebeu ou mandou que Fanini entregasse dinheiro ilícito a qualquer pessoa.

de VEJA


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br