Norte do Paraná

Postado dia 22/06/2016 às 18:12:59

Enxadristas de Sapopema estão na final dos Jogos Escolares do Paraná

Um grupo de enxadristas de Sapopema, no Norte Pioneiro, vai disputar a final dos Jogos Escolares do Paraná. Esta é a primeira vez que estudantes da cidade chegam à última etapa dos jogos, que será realizada em agosto.

Treinados pelo servidor público Luiz Cezar Moreira, os alunos do ensino médio Leonardo Almeida, Gabriel Guerreiro e Fernando Proença - do Colégio Efigênia de Paula Luz - são motivo de orgulho do mentor. "É difícil explicar em palavras o orgulho que estou sentindo. Hoje tenho certeza que sonhos só se realizam quando realmente acreditamos. Este feito é inédito não apenas para o colégio, mas também para o município", comemora, referindo-se ao desempenho dos meninos nas fases regional e macrorregional da competição. 

Segundo especialistas, o xadrez traz grandes benefícios para o aprendizado, por isso é um esporte amplamente praticado no ensino público do Paraná. A partir do jogo os alunos adquirem maior desenvoltura na tomada de decisões, treinam o pensamento crítico, desenvolvem a maturidade intelectual e tornam-se mais disciplinados e responsáveis.

Como o xadrez pode ajudar na escola?

Pesquisas apontam que o xadrez pode ser um aliado à educação por ajudar no rendimento escolar e desenvolver a concentração dos alunos. Mas como alcançar este resultado? Cabe ao professor ter um cuidado específico neste processo. Não basta simplesmente apresentar o jogo às crianças e deixá-las praticar. É preciso ter cuidado e trabalhar as regras para que este jogo se torne uma atividade prazerosa e capaz de melhorar o desempenho dos alunos.

A matemática é uma das disciplinas que mais consegue resultados positivos com o xadrez. O jogo ajuda na assimilação de vários conteúdos como probabilidade, progressões geométricas e geometria plana, visto que o aluno deve desenvolver um raciocínio, criar uma tática de jogo, prever ações e resolver conflitos.

Esta não é a única matéria que ganhou com o uso do xadrez nas salas de aula. As regras do jogo podem ser usadas em todos os campos do conhecimento - história, sociologia e literatura, entre outros.

Se você é aluno ou atua como professor e deseja melhorar o desempenho, procure introduzir os conhecimentos do xadrez no dia a dia escolar. Com o tempo, a prática do jogo pode trazer resultados positivos, agradando a todos os envolvidos no processo da educação.

do Norte do Paraná


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br