Postado dia 03/11/2014

Altos e baixos das eleições de 2014

Crise de identidade eleitoral I

O deputado estadual reeleito Luiz Cláudio Romanelli (PSDB) é nascido em Londrina (em 19 de janeiro de 1957), formado em Direito pela Unibrasil, com pós-graduação em Gestão Técnica do Meio Urbano na PUC-PR. Ele fez carreira política em Curitiba, como vereador, secretário municipal, presidente da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

 

Crise de identidade eleitoral II

Ocorre que, para os eleitores, Romanelli não é identificado como candidato local nem de Londrina ou Curitiba. A cidade que mais o reconhece como "candidato da terra" é Cornélio Procópio, onde obteve o apoio de 25,66% dos eleitores, ou 6.725 votos. No Paraná, Romanelli conquistou 60.298 votos.

 

Atropelado pelos cristãos

Presidente do diretório estadual do PTB, Alex Canziani imaginava que seu partido elegeria dois representantes para a Câmara Federal. A aposta inicial seria reeleição do próprio Alex Canziani e a eleição do ex-prefeito e vereador de Quatiguá, Efrain Bueno de Moraes. Ocorre que o milionário Efrain Bueno (PTB) obteve apenas 24.910, e foi "atropelado pelo deputado federal eleito Diego Garcia (do PHS, Partido Humanista Cristão), que obteve 61.063 votos e garantiu a segunda vaga daquela coligação.

 

Fé e política 

Dentre os 30 candidatos eleitos a deputado federal no Paraná, Diego Garcia (PHS) é o único que não apresenta patrimônio. O mais rico é o deputado federal reeleito Alfredo Kaefer (PSDB), com mais de R$ 100 milhões em patrimônio. Considerado como "candidado da Renovação Carismática Cristã (RCC), Diego Garcia se elegeu com o apoio de padres e paróquias católicas principalmente das regiões de Andirá, Bandeirantes, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Londrina.

 

No coração do poder I

O Paraná teve perder influência política no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. A previsão é que os londrinenses Gilberto Carvalho, Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo não mais façam parte do primeiro escalão do governo federal.

 

No coração do poder II

Gilberto Carvalho deve deixar a Secretaria-Geral da Presidência depois de 12 anos.  Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffmann (ex-ministra da Casa Civil e candidata derrota ao governo do Paraná) perdem espaço após aparecerem entre os possíveis favorecidos do esquema de corrupção da Petrobras.

 

No coração do poder III

O deputado federal André Vargas deixa a política ao término do atual mandato, e enfrenta questionamentos por infidelidade partidária ao se desfiliar do PT e, e ainda no Conselho de Ética da Câmara, por possíveis  ligações com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato.

 

Personalidades ítalo-brasileiras

A deputada federal e vice-governadora eleita Cida Borghetti (Pros-PR) participará da entrega do prêmio "Personalità Affari" 2014. A premiação é destinada a pessoas que contribuem para o fortalecimento e desenvolvimento das relações entre a Itália e o Brasil. A solenidade acontecerá em 20 de novembro, na Associação Giuseppe Garibaldi, em Curitiba, conforme convite feito pelo presidente da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná (Italocam), Francesco Pallaro. 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br