Revelia na Itália

Postado dia 15/05/2011

Um passeio pelas ruas e praças de Florença, o templo das artes

 

  Complexo de Duomo  Praça da Annunziata
 
   Ponte Vecchio, e o rio Arno  Santa Maria Novella
 
   Basilica di Santa Croce  obra de Michelangelo

Para quem chega ao centro de Florença, na Itália, da Estação Santa Maria Novella, construída em construída em torno de 1850 e reestruturada aproximadamente em 1935  logo se depara com a igreja de mesmo nome.

A Igreja de Santa Novella tem sua construção datada de 1470, estando junto ao convento, com dois obeliscos, que dominam a praça de mesmo nome mais  puro estilo renascentista.

Caminhar por Florença é se deparar com inúmeras ruas estreitas cercada por impressionante beleza em construções antigas, destacando-se entre elas as inúmeras igrejas e praças.

A poucos metros dali, da Santa Maria Novella, encontra-se a Basília di Santa Maria del Fiore, mais conhecida por Duomo (Catedral). Em estilo gótico, a obra foi iniciada em 1296 e concluída em 1436 com a cúpula projetada por Filippo Brunelleschi.

Localizado na praça que leva o mesmo nome (Piazza Duomo), o Complexo de Duomo é composto pelo Batistério com suas portas de bronze, incluindo a formosa Porta do Paraíso e a Catedral com sua magnífica abóboda de Brunelleschi e a torre de Giotto. Esses três edifícios fazem parte do Patrimônio Mundial da Unesco.

Da Piazza Duomo, o visitante gastará ainda poucos minutos caminhando até a Praça da República, construída no século XV.

Dali, a próxima parada é na Praça da Senhora (Piazza della Signoria), onde se encontram outros monumentos importantes, como a Fonte de Neptuno ou o Palácio Velho. Nesse, está a Câmara Municipal de Florença, um edifício datado do século XIV. Nessa regão, tem-se um encontro também com várias obras de arte de Michelangelo. Um verdadeiro museu a céu aberto.

Ainda na terra das artes, passeio por aquela região de Florença, deve incluir ainda a galeria Uffizi, para se admirar as pinturas de Botticelli, Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto e Masaccio.

 praça de Santa Maria Novella
vista do Palácio Piti
 

Da Uffizi Galery, pode-se encontrar a poucas dezenas de metros a Ponte Vecchio, que funciona como uma espécie de shopping center voltado ao comércio de souvenir, objetos de arte e jóias. Produtos de qualidades com preços não tão acessíveis assim, uma vez que os melhores joalheiros de Florença têm seu comércio estabelecido na Ponte Vecchio.

Para quem segue pela ponte, cruzando o rio Arno, vai encontrar ainda a poucas quadras o Palácio Pitti, uma herança renascentista, originariamente projetada em 1458 por Brunelleschi. No século XIX, o palácio foi usado como base militar por Napoleão Bonaparte, e de seguida serviu por um curto período de tempo como residência oficial dos reis da Itália. Aquelas instalações acabaram se transformando em uma das  maiores galerias de arte de Florença.

A partir do Palácio Pitti, voltando pelo mesmo lugar e passando pela Ponte Vecchio, a equipe do portal Revelia seguiu pela direita, margeando o rio Arno, rumo agora a Biblioteca Nazionale.

Ao lado daquela construção, fica a Piazza Santa Croce, onde está localizada a Basílica de Santa Cruz (ou Basilica di Santa Croce, em italino).

Trata-se da principal igreja franciscana em Florença, na Itália, e uma das principais basílicas da Igreja Católica no mundo. Está situada na Piazza di Santa Croce. Ali estão estão enterrados alguns dos mais ilustres italianos, tais como Michelângelo, Galileo Galilei, Maquiavel e Rossini, e assim é apelidada de Panteão das Glórias Italianas.

A lenda diz que a igreja foi fundada pelo próprio São Francisco de Assis. A atual igreja foi iniciada em 1294, possivelmente por Arnolfo di Cambio e foi bancada por algumas das famílias mais ricas da cidade.

No final da tarde deste domingo, 15, representantes da Federação Italiana de Pugilismo montavam o ringue e algumas cadeiras para as lutas que viriam logo a seguir, a céu aberto, na Praça de Santa Cruz (Piazza Santa Croce).

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br