Revelia na Itália

Postado dia 02/05/2011

Coliseu de Roma, um templo de maldição e benção

Visita ao Coliseu custa 10 euros

As ruínas do Coliseu de Roma é o local mais visitado da Itália, e representa a própria história da civilização marcada por maldiçoes e bênçãos.

Desde remotas eras, a matança de homens, mulheres e crianças sempre significaram um teatro de terror e horror, como sangrentas e cruéis distrações aos romanos e tiranos de várias estirpes.

Conhecido também como Anfiteatro Flaviano, as ruínas do Coliseu representam então um pedaço daquela triste realidade. No entanto, em tempos modernos, passou também a simbolizar sinal de bênçãos e perdão por tantos históricos e ignominiosos pecados.

Depois de ter servido como palco de uma ópera sangrenta, de silenciosos pedidos de socorro de tantos, devido aos muros com 50 metros de altura, o Coliseu é hoje o testemunho do impressionante avanço da tecnologia de construção já daquela época. O monumento consta de quatro pisos, 80 arcos de galerias, em formato oval, possuindo entre 187 e 155 metros.

A atrocidade só acabou mesmo com o avanço da Igreja de Roma que, aproveitando a tecnologia utilizada na construção do Coliseu, passou a erguer a Basílica de São Pedro (obra iniciada em 1506, estendendo-se até 1626, e considerada como a maior igreja do mundo, com 23 mil metros quadrados e capacidade para 60 mil pessoas), principalmente.

Além de ter servido de inspiração na construção das basílicas de São Pedro, de São Paulo e outras, o Coliseu também tem se transformado em sinal de benção.

Abraço de graça no aniversário

Depois da colocação de uma cruz no meio daquele monumento, o Vaticano tem celebrado missa na Sexta-Feira Santa, em demonstração de que ali também havia morrido muitos cristãos.

Na tarde desta quinta-feira, 2, o editor do portal Revelia, Mattheus Hermanny, esteve em visita às ruínas do Coliseu – que tem esse nome devido à estátua colossal de Nero que ficava próximo àquela edificação.

Entre os fatos mais pitorescos, o Revelia presenciou uma jovem da Coréia do Sul, que na data de seu aniversário, carregava uma faixa com os dizeres “Um abraço de graça”, a ser recebido como presente por mais um ano de vida.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br