Veja Também -
- Município adquire pá carregadeira para manutenção das estradas
- Estação de tratamento e tubulação de esgoto terminam em 60 dias
- Município recebe investimentos em saúde, veículos e estradas
- Cras realiza colônia de férias entre 15 e 18 de julho
- Secretarias municipais comemoram Dia Mundial da Atividade Física
- Veja + Itambaracá
Itambaracá
Postado dia 09/03/2013
Deputado Rasca Rodrgues participa de soltura de peixes
O deputado Rasca Rodrigues (PV) participou, em Itambaracá – região Norte do Paraná – de uma soltura de 50 mil peixes juvenis, na represa de Canoas I, para o repovoamento do estoque pesqueiro da bacia do rio Paranapanema. A ação foi uma iniciativa do vereador Aparecido Souza, o Cidão, em benefício da pesca amadora e profissional.
Ao todo, foram colocados no rio 40 mil juvenis de Corimba e 10 mil juvenis da espécie Pacu. O objetivo é garantir a reprodução de espécies nativas na represa Canoas I e Canoas II.
O município de Itambaracá conta com cerca de 50 produtores e criadores de peixes. Em apenas três anos, foram produzidos cinco milhões de alevinos de espécies nativas e outras 400 toneladas de peixe da espécie Tilápia que passaram pelo processo de engorda em criadores locais.
O deputado Rasca Rodrigues destacou a importância da ação, promovida pela iniciativa privada. “Temos acompanhado de perto as ações destes produtores e contribuído com informações para o processo de licenciamento dos tanques-redes. Eles utilizam a natureza da forma correta, sem degradar ou poluir os rios e o meio ambiente. Merecem nosso apoio”, declarou o deputado Rasca, que já foi secretário do Meio Ambiente e presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Já o vereador Cidão, reforçou a necessidade de programas de incentivo ao aumento do estoque pesqueiro. Ele pediu o retorno do Programa de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura, desenvolvido pelo Governo do Estado até o ano de 2010, com o objetivo de promover o repovoamento dos rios do Paraná.
“Os produtores da região estavam incluídos em um projeto de repovoamento que trazia benefícios econômicos, sociais e ambientais. O retorno destas ações são muito importantes para nós”, afirmou o vereador Cidão, que também produz alevinos.