Itambaracá

Postado dia 15/12/2012

Festival da Canção revela novos talentos há 12 anos

do Pérola do Norte

Pelo 12º ano, a cidade realiza o Festival Municipal da Canção de Itambaracá (Femuci), nesta edição celebrando os 57 anos de emancipação política do município. O evento que foi realizado no Clube Jaborandi atraiu participantes de todas as idades que foram avaliados por uma comissão julgadora.

Promovido pela  Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, o festival tem com finalidade desenvolver a cultura e o incentivo musical através da interpretação.

O festival é dividido em duas categorias, infantil e adulto e a classificação é feita por uma mesa de jurados, composta por profissionais da área musical. A competição observou os seguintes aspectos: interpretação, ritmo e afinação.

Em cada categoria foram premiados do 1º ao 6º lugar e os demais participantes receberam medalhas de participação. O primeiro lugar na categoria infantil foi Guilherme Fernandes Humberti. Já na categoria adulto Maisa Mariano e Carlos Vinicius, conquistaram o título.

O objetivo do evento é promover a integração social, além de incentivar e revelar novos talentos da cidade. Como preparativo das apresentações, os calouros participaram de ensaios e inclusive se privilegiaram em escolher repertório livre. Eles se preparam durante três meses sobre a supervisão e orientação do diretor de cultura, Evaristo Kajiwara, onde todos fizeram uma bela apresentação que colaborou para que o XII Femuci fosse um sucesso.

Mesmo se tratando de uma competição, os valores de amizade são enaltecidos. Como curiosidade, o festival já revelou talentos que participaram de festivais regionais e estaduais.

O evento se consagrou após a abertura com o grupo “Girls” que fez uma apresentação de dança. O diretor de cultura ressaltou a importância de estar em cima dos palcos e que através desta 12ª edição encerra mais um ano de gestão na prefeitura. “Mantivemos o festival três mandatos, lembro da 1ª edição, a partir disso tornamos um evento de sucesso em Itambaracá e região. Agradeço a todos que participam alguns que ainda começaram crianças e hoje formam novas famílias”, relembrou.

A mesa da comissão julgadora retratou ícones da música e do rádio na região. Os jurados tiveram a oportunidade de avaliar todos os participantes pelos quesitos: presença de palco, voz, interação com o público e repertório musical.

O prefeito, Amarildo Tostes, agradeceu a presença de todos os que prestigiavam a festa, inclusive a secretária de educação, Regina Oshiro, que batalhou para a realização deste evento. “O festival teve dificuldade devido à falta de experiência, mas que vai crescendo a cada ano. Hoje é um grande evento no nosso município”, detalhou.

Além disso, o prefeito agradeceu a todos os calouros que tornaram possível a realização deste evento e pediu para o público aplaudir as apresentações encorajando e fazendo que cada participante se apresente da melhor maneira.

Para Regina, incentivar os jovens é fundamental para alcançar o sucesso. “Não é nada fácil estar em cima de um palco, os talentos deste festival mostram garra e atitude. Agradecemos a todas as famílias presentes que compartilham este momento conosco”, disse.

Confira abaixo a classificação, por categorias:

 

Infantil

 

1º – Guilherme Fernandes Humberti

2º – Jailson Molão Junior

3º – Louise Garcia Soares

4º – Hemilaine Soares

5º – Gabriel dos Santos

6º – Andriele Cristina G. Barbosa

 

Adulto

1º – Maisa Mariano e Carlos Vinicius

2º – Vânia Franco

3º – Luciano Mendes

4º – Fabiana Ribeiro

5º – Edson Cleiton Parralego

6º – Miraildes de Jesus Oliveira


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br