Veja Também -
Incêndio em Paranaguá reacende lembrança da tragédia de Notre-Dame
Cidade do Paraná reduz em 27% o número de dependentes do Bolsa Família em um ano
O que o Paraguai faz de melhor: PIX nos caixas eletrônicos
Como Ratinho Júnior militarizou a educação e ignorou denúncias de assédio
Das 33 capitais de Colômbia, já conheci 18- Veja + Geral
Geral
Postado dia 09/03/2026 às 14:39:33
Juíza afirma ter sido preterida por colega homem em promoção no Tribunal de Justiça
A juíza Ana Cristina Silva Mendes, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), acionou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) após ser preterida em uma promoção para a segunda instância, alegando irregularidade na escolha feita pelo presidente da Corte.
A magistrada, titular da 4ª Vara Cível de Cuiabá, estava em primeiro lugar na lista de promoção para substituir desembargadores na área cível. No entanto, o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, designou o juiz Antonio Veloso Peleja Júnior, que não constava na lista oficial. Ana Cristina argumenta que a decisão foi tomada de forma sigilosa e sem justificativas, o que, segundo ela, compromete a segurança jurídica e fere o princípio da impessoalidade.
Na reclamação protocolada no CNJ, a juíza pede a suspensão da convocação e defende que o Conselho assegure o cumprimento das regras de promoção estabelecidas. O episódio ocorre em meio ao Dia Internacional da Mulher, ampliando o debate sobre a representatividade feminina no Judiciário e sobre práticas que podem perpetuar desigualdades de gênero em cargos de maior prestígio.




