Norte do Paraná

Postado dia 25/02/2026 às 18:18:00

Servidores passam a ganhar 1,5% acima da inflação: 5,4%, no total

Na sessão extraordinária da Câmara Municipal de Assaí (PR), realizada em 12 de fevereiro de 2026, os vereadores aprovaram por unanimidade três projetos de lei que tratam da recomposição e reajuste dos vencimentos dos servidores públicos municipais. Entre eles, o Projeto de Lei nº 5/2026, que autoriza a recomposição inflacionária de 3,9% e um reajuste real de 1,5%, totalizando 5,4% nos salários de ativos, inativos e pensionistas.

O vereador Carlos Júnior da Silva (PL), conhecido como Juninho do Cartório, destacou que a recomposição inflacionária é obrigatória por lei e que, portanto, o reajuste efetivo concedido pelo prefeito foi de apenas 1,5%. Ele também lembrou que servidores que recebem salário mínimo terão direito ao retroativo referente à diferença de R$ 100 não paga no mês anterior, ressaltando que “para quem ganha um salário mínimo, R$ 100 faz muita diferença”.

Já o vereador Rosano Custódio reforçou que o projeto só chegou à Câmara recentemente e criticou narrativas difundidas em redes sociais e por radialista, que insinuava que vereadores estariam barrando o reajuste. “Não havia projeto para ser votado. Agora que chegou, estamos aprovando. É preciso cuidado com informações distorcidas”, afirmou.

A sessão também aprovou o Projeto de Lei nº 4/2026, que trata do reajuste dos servidores da própria Câmara, e o Projeto de Lei nº 6/2026, que recompõe o piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, conforme a Lei Federal nº 11.350/2006.

Confira a seguir:

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2026 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br