Norte do Paraná

Postado dia 02/07/2025 às 18:38:41

Das quatro vezes que Assaí mentiu para o prêmio InovaCidade

Equipe da prefeitura de Assaí, no Norte do Paraná, apresentou uma série de mentiras ao se candidatar e vencer edições do Prêmio InovaCidade, em 2022, 2023, 2024 e 2025.

A premiação é organizada pelo Instituto Smart City Business America (SCBA), voltada a reconhecer projetos que promovem melhorias reais e mensuráveis na qualidade de vida urbana.

Na disputa em 2022, com o trabalho “Ecossistema Regional de Inovação Suntech”, mencionou-se que “O município de Assaí/PR conta com uma instituição publica de ensino técnico profissionalizante que atende toda a demanda por ensino técnico da região, com alunos das cidades de Assaí, São Sebastião da Amoreira, Santa Cecilia do Pavão, Nova Santa Barbara, São Jerônimo da Serra, Santo Antônio do Paraiso, Jataizinho e Nova America da Colina.” Trata-se do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) Maria Lydia Cescatto Bomtempo.

Primeiras inverdades relatadas se referem a “como destaque da Plataforma, podemos citar os projetos de Praças Inteligentes e o apoio aos empresários PME através da implementação do marketplace público Shopping Digital de Assaí”.

Entre resultados e impactos trazidos pelo projeto, tal iniciativa vem “capacitando os munícipes para a jornada de inovação”. Acrescenta-se ainda que “outro impacto significativo deste ecossistema foi o salto no desenvolvimento educacional, ultrapassando a meta e atingindo a nota de 5.2 no Índice IDEB.”

Ao apresentar o trabalho “Vale do Sol: Um Conceito de Inovação e Transformação Digital para Cidades Pequenas”, em 2024, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Igor Lima Freire Oliveira, menciona a promulgação da Lei nº 1.818, em 2022, assim como suposta formulação da Agenda Estratégica 2022-2030.  

Na disputa de tal ano, mentira contada trata-se de “o primeiro passo foi o lançamento do Gov.Assaí, uma plataforma abrangente que cadastrou todos os cidadãos, visando promover a interoperabilidade das políticas públicas e aplicar princípios da ciência comportamental nos serviços oferecidos.” Série de inverdades se refere ainda ao apoio de mais de 90 multinacionais ao ecossistema Vale do Sol, e o desenvolvimento de diversos projetos inovadores como Avenida Inteligente; Praças Inteligentes, transformadas em zeladorias urbanas; Lixeira Inteligente; Bengala Inteligente; Ônibus Escolares abastecidos com biodiesel produzido por alunos. 

Da mesma forma que em relação ao prêmio “Prefeitura Empreendedora”, do Sebrae, e das sete comunidades mais inteligentes do mundo, do IFC, o município de Assaí também contou a mesma mentira para aquela edição do Inova Cidade, ou seja, de iniciativas como a pré-incubação descentralizada – de residências urbanas e rurais servindo como polo de inovação.

Ainda em 2023, com o trabalho “Ecossistema de inovação e transformação – Cidade pequena também pode ser inteligente”, Assaí também faria menção a iniciativas ainda não existentes como Praças Inteligentes e Shopping Digital.

Inverdade propagada também pela administração municipal versa sobre o ecossistema de Inovação e Transformação Digital do Vale do Sol,, prevendo que “para acessar a Plataforma, cada cidadão recebe um Cartão, designado de ASSAÍ, dando acesso as políticas públicas, estimulando a economia comportamental através do uso de Nudges no loyalty  “Sou Assaiense”, constituindo, ainda, um novo meio de pagamento eletrônico na cidade, integrando os arranjos produtivos.” 

De acordo com versão falaciosa oficial, o ecossistema também investiria em inovação aberta, com incentivo a startups de agro e governo, fomentando o empreendedorismo local e novas vocações profissionais. Os cidadãos teriam acesso a serviços públicos por meio do Cartão Assaí, que também serviria como meio de pagamento digital na cidade. Isso tudo é mentira!

Portanto, mostra-se falsa a alegação de que, através da Plataforma GOVSUN, o Município se promove como um Governo baseado em evidências, reunindo um conjunto de atores, públicos e privados, conduzindo a cidade para ser a 1ª Cidade Cashless do Brasil, e promovendo uma amostra-conceitual para o país das melhores práticas em cidades inteligentes. 

Ao participar do Inova Cidade em 2025, com o projeto “Assaí uma das 7 cidades inteligentes do mundo: cidade pequena também pode ser inteligente”, o secretário Igor Oliveira relata que, a partir da plataforma digital interoperacional “GovAssai”, política conduzida pelo município de Assaí “acompanha os cidadãos desde a infância até a inserção no mercado de trabalho, construindo uma trajetória educacional personalizada, inclusiva e sustentável.”

Segundo ele, “a plataforma registra informações detalhadas sobre os estudantes, como aspirações profissionais, áreas de interesse, desempenho acadêmico com base na BNCC, frequência escolar, participação em projetos, além de dados do contexto familiar e social. Essa inteligência de dados permite à gestão pública planejar políticas mais eficazes e humanizadas, com ações alinhadas às vocações locais e às necessidades reais da população.”

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia também reiterou que tal “iniciativa contribui para a geração de empregos, atração de investimentos e construção de um ecossistema local sustentável, onde cada cidadão é valorizado em sua individualidade e potencial.” Por outro lado, a população desconhece quaisquer empregos gerados por meio daquelas supostas iniciativas.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2025 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br