Veja Também -
Prefeito de Assaí deve demitir secretário ou assumir mentiras
Prefeitura de Assaí inventa evento em 2024, com foto de 2022, em publicação internacional
Das mentiras contadas por Assaí em relação à ONU
Assai não é membro da governança da Universidade Johns Hopkins
Prefeito que apoia Ratinho Jr. para presidente quer tomar o PT em Assaí
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 30/06/2025 às 19:35:28
Prefeito de Assaí deve demitir secretário ou assumir mentiras

Para fugir da pecha de uma administração enganadora, o prefeito Tuti Bomtempo (PSD), de Assaí (PR), terá que demitir seu secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Igor Lima de Oliveira. Caso contrário, terá que assumir as mentiras contadas pelo município na disputa por prêmios nacionais e internacionais, inclusive como uma das comunidades mais inteligentes do mundo.
Apesar de inverídicas em sua essência, informações relativas a Assaí - e disponíveis em site da organização IFC (Intelligent Community Forum) -, são consistentes, plausíveis e bem estruturadas, pelo menos na teoria, ao tratar de programas educacionais e de inovação, de parcerias com multinacionais, de iniciativas de cidadania digital, entre outros.
Ou seja, trata-se de projeto bem elaborado, algo de gente ambiciosa e com espírito inovador. Adoção de detalhes técnicos, de nomes de parceiros (como Adobe, Mastercard, StarSe, Alura), dados quantitativos (como número de estudantes e valores de investimentos) acabam por reforçar a credibilidade do material, inclusive capaz de levar a erro aquelas entidades e organizações que têm concedidos vários prêmios nacionais e internacionais ao município de Assaí.
O prefeito Tuti Bomtempo então poderia até alegar que “isso é coisa do meu secretário”, “eu nem sei falar inglês”, “nem sei exatamente o teor do projeto apresentado ao IFC”. O mesmo ainda poderia dizer de informações inverídicas no site da rede Cities Coalition for Digital Rights (CC4DR), quanto à falsa realização do evento Sun Valley Day 2024.
Ao reconhecer a pequena localidade do Norte do Paraná como uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo, o site da organização IFC (Intelligent Community Forum), com sede em Nova Iorque (EUA), retrata uma série de inverdades acerca da cidade de Assaí.
São dezenas de projetos, ações e iniciativas que acontecem somente no papel. Entre as várias mentiras, há implantação do primeiro CityLab do Brasil, parceria com 93 empresas multinacionais, oferta de 20 bolsas de intercambio no exterior por ano, concessão de 850 bolsas de estudos gratuitos para universitários, investimento de US$ 1 milhão (R$ 5,49 milhões) em parceria entre governo, empresas e universidades, de várias startups incubadas, de benefícios fiscais voltados à utilização de residências urbanas e rurais como polos de inovação, entre outros.
Na disputa pelo prêmio Prefeitura Empreendedora, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas), a administração municipal também havia apesentado projeto contendo diversas falsas informações.
Diferentemente do divulgado por perfil oficial do ecossistema de inovação e transformação digital Vale do Sol (@valedosolpr), no Instagram, o município de Assaí (PR) não é membro da governança da Universidade Johns Hopkins, localizada em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos, nem da ONU (Organização das Nações Unidas), através do Cities Coalition for Digital Rights (CC4DR)..