Veja Também -
Prefeito de Assaí deve demitir secretário ou assumir mentiras
Prefeitura de Assaí inventa evento em 2024, com foto de 2022, em publicação internacional
Das mentiras contadas por Assaí em relação à ONU
Assai não é membro da governança da Universidade Johns Hopkins
Prefeito que apoia Ratinho Jr. para presidente quer tomar o PT em Assaí
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 30/06/2025 às 13:02:02
Assai não é membro da governança da Universidade Johns Hopkins

Diferentemente do divulgado por perfil oficial do ecossistema de inovação e transformação digital Vale do Sol (@valedosolpr), no Instagram, o município de Assaí (PR) não é membro da governança da Universidade Johns Hopkins, localizada em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos.
Tal alegação se mostra mais uma das dezenas de inverdades relatadas pela administração municipal do Norte do Paraná na disputa por premiações nacionais e internacionais.
Assaí não faz parte da governança da universidade, pois aquela é exercida por seu Conselho de Curadores (Board of Trustees), formado por indivíduos (ex-alunos, filantropos, líderes acadêmicos ou empresariais), e não por municípios ou instituições públicas. Tais curadores tomam decisões estratégicas sobre os rumos da universidade, como orçamento, políticas acadêmicas e nomeação de reitores.
Por outro lado, Assaí tão somente integra a rede Cities of Service, uma iniciativa global que conecta cidades comprometidas com inovação pública, participação cidadã e uso inteligente de dados.
Essa rede é coordenada pelo centro de inovação pública da Johns Hopkins, com apoio da Bloomberg Philanthropies.
Ainda que a Bloomberg Philanthropies apoie tal iniciativa, não significa que tal instituição tenha destinado R$ 2 milhões para o projeto Assaí Tech, como havia afirmado o município na disputa pelo prêmio "Prefeitura Empreendedora" 2024, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas).
Como se observa, cidades participantes da rede Cities of Service podem receber apoio técnico, treinamento e visibilidade internacional, mas não integram a estrutura administrativa da universidade, na condição de integrante do corpo de governança da Johns Hopkins.