Norte do Paraná

Postado dia 22/06/2025 às 15:16:50

Falece Takao Aoki, ex-vereador, ex-vice-prefeito de Assaí e professor universitário

Nesse domingo, 22 de junho, faleceu o ex-professor de Economia da UEL (Universidade Estadual de Londrina, ex-vereador e ex-secretário municipal de Finanças de Assaí (PR), Takao Aoki, aos 87 anos de idade.

Nascido em Sertãozinho (SP), ele havia sido recebido, em 2014, o título de Cidadão Honorário do município de Assaí, após proposição apresentada pelos então vereadores Darlan Rodrigues Araújo e Waldenei Cebolinha Simões, e sancionada pelo prefeito Michel Ângelo Bomtempo ainda em 2011.

Takao Aoki tinha uma participação bastante ativa, inclusive em pastoral nipônica da Igreja Católica. Também muito dedicado ao saber e ao conhecimento, ele era formado em Ciências Econômicas (UEL, 1974) e em Contabilidade (UFPR, 1962), além de contar ainda com pós-graduação em em Finanças Públicas (Apucarana, 1981).

Participou de diversos cursos, destacando: Finanças Municipais - no Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, no Rio de Janeiro (1972) e Fiscalização de Contas Municipais - no Tribunal de Contas da União - em Brasilia (1974).

TRABALHO/PROFISSÃO 

Ajudou o pai na lavoura, de 6 a 12 anos de idade.

De 1951 a 1956: trabalhou em lojas, em Assaí, e de 1960 a 1962 - trabalhou no setor de contabilidade, em Curitiba (SESC/SENAC e COPEL).

Serviu ao Exército em 1957 e trabalhou no escritório do Quartel em 1958 e 1959.

Voltando a Assai em 1963, começou a dar aulas nos Colégio Maria José e Colégio Comercial Estadual de Assaí. Trabalhou em 1963, até julho, na Casa Yonegura.

Em agosto de 1963, recebeu convite para o cargo de Inspetor Regional de Ensino dos quatro municípios da Região, com sede em Assai, trabalhando até dezembro de 1982.

Atuou como professor de economia da Universidade Estadual de Londrina, de 1975 a 1992, e da Faculdade de Cornélio Procópio - FAF1, de 1980 a 1990.

Secretário de Finanças da Prefeitura de Assai, de 1983 a 1990, 1995 e 2006.

Atuou como assessor técnico das prefeituras de Assai e de outros cinco municípios, bem como prestou serviços de consultoria técnica de diversos municípios da região.

NA ÁREA POLÍTICA

Militou na política estudantil na Universidade Federal do Paraná, sendo eleito tesoureiro do Diretório Estudantil da Faculdade de Contabilidade e Economia da Universidade Federal -1961/62.

Em Assai: Participou da Juventude Democrata Cristã - JDC, em 1963.

Nas eleições municipais de 1963, foi eleito vereador de Assai. tomando posse em janeiro de 1964, sendo reeleito, por mais 3 (três) mandatos, até o ano de 1982 - totalizando 19 anos de mandato. Atuou em todos os setores da Administração Municipal, com ênfase na área de Educação: conseguindo as construções de escolas: Diogo Antonio Feijé (hoje Maria Mitiko Tsuboi), Luiz Yanaguizawa (hoje Maria José S.Santos). ampliação da Escola Rotary, Escolas das Seções: Figueira, Guarucaia, Peroba, Cerro Leão. Pau d'Alho, Paineira, Yamaoka, e outras; indicação para criação da primeira Biblioteca Municipal; Instalação de hidrômetros na cidade; participação na reunião para compra da nova Sede da Prefeitura junto ao Banco América do Sul; Presidiu a Comissão de Investigação sobre desvio de dinheiro público municipal em 1979; etc. Trabalhou para fazer funcionar o Conselho Municipal do Esportes e a pedido do Prefeito Lico. Assumiu a presidência do Conselho Municipal de Esportes (sem remuneração) nos anos de 1975 e 76, levando 120 atletas para os Jogos Abertos Regional de Cornélio Procópio, etc.

Assumiu por 4 anos a presidência do Partido Arena: elegendo o prefeito Severino Félix Pessoa.

Como secretário municipal de Finanças de 1983 a 1988, orientou o prefeito Severino na criação e funcionamento da CODESA - Companhia de Desenvolvimento de Assaí, e também na instalação da Fiação da Cooperativa Cotia - da CAC (hoje Integrada) em nossa cidade.

Eleito vice-prefeito de Assai para a gestão 1996 a 2000, assumindo diversas responsabilidades a pedido do prefeito José Carlos da Cruz, em diversos setores.

Nas eleições de outubro de 2000, tendo em vista a desistência do então candidato José Carlos da Cruz, foi candidato substituto a prefeito, perdendo o pleito para o Dr. Mário Sato (ajudou o prefeito Dr. Mario Sato, no ano de 2001, como assessor técnico).

Presidente do Partido Progressista - PP, durante quatro anos, até setembro de 2011.

NA ÁREA SOCIAL: 

Em 1964 foi eleito secretário da ACEA (entidade mais conhecida como Seinen-Renmei de Três Barras) responsável pelas promoções esportivas e culturais de adultos da colônia nipônica. E nos anos de 1965 e 1966 foi presidente da ACEA conduzindo as atividades esportivas e culturais dos desportistas - inclusive organizando o 1° Campeonato de Futebol da ACEA.

Em 1969, como vice-presidente da ACEA participou da reunião que reuniu a ACEA com a Federação da Colônia Japonesa de Três Barras, fundando a LACA - Liga das Associações Culturais de Assaí, sendo eleito um dos vice-presidente.

Em 1971 foi eleito presidente da LACA, sendo reeleito até 1977, presidindo todas as atividades esportivas, recreativas e culturais ligadas à colônia nipo-brasileira, tais como: Expoasa, Campeonatos de Atletismo, Beisebol, Futebol, Tênis de Mesa, Bon-Odori, Concurso de Oratória Escolar e Exposição de Trabalhos Escolares, Cursos para Jovens, Cantos, etc.

Promoveu palestras para jovens agrícolas da então Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC)

Atuou como palestrante de formação moral-cultural-cívica para adolescentes e crianças da entidade sem fim lucrativo "shuyodan".

Em 1986, participou do "Cursilho" para homens adultos, em Cornélio Procópio, a convite do padre Marcos e começou uma nova caminhada cristã. E em 1998 foi designado Ministro Extraordinário da Eucaristia, da Esperança e da Palavra da Paróquia São José.

Em 1999 trabalhou junto ao pároco Padre Jerônimo, que fundou a PANIB - " Pastoral Nipo-Brasileira", para promover o crescimento dos nipo-brasileiros na fé "católica".

Coordenador da PANIB por desde 2009, e publicando o "Boletim O Caminho" - objetivando " Informação e Catequese", com tiragem de 500 exemplares mensais, de distribuição gratuita.

Para conscientização política e de cidadania dos leitores, escreveu no Jornal Sol Nascente, por vários anos, como colaborador. Nos primeiros anos escreveu sobre a "História de Assai" e sobre a vida dos pioneiros — anterior a 1950, que se destacaram como líderes na edificação do município de Assaí.

 

• Para Takao Aoki: "o trabalho é uma virtude, a verdade deve prevalecer, e a injustiça deve ser combatida".


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2025 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br