Veja Também -
Vereadores solicitam esclarecimentos sobre premiações recebidas por Assaí
Das perguntas a ser respondidas pela farsa de 'Assaí, Cidade Inteligente'
Das quatro vezes que Assaí mentiu para o prêmio InovaCidade
Câmara aprova convocação de secretário para falar sobre farsa de 'Assaí, Cidade Inteligente'
Vereador cobra contratação de terapeuta ocupacional em Assaí
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 19/06/2025 às 23:20:52
Assaí faz parceria com 93 multinacionais e se transforma no primeiro CityLab do Brasil

Na página institucional do ICF (Intelligent Community Forum), que reconhece Assaí (PR) como uma das 7 comunidades mais inteligentes do mundo, há as seguintes informações:
A prefeitura de Assaí implementou um plano estratégico conhecido como CityLab Assaí em 2022 para atrair empresas multinacionais para investir em Assaí. Como primeiro passo, a prefeitura realizou um grande evento no Castelo Japonês da cidade, com a presença de 104 CEOs, autoridades governamentais e líderes acadêmicos. O evento resultou em parcerias com 93 empresas multinacionais para transformar Assaí no primeiro CityLab do Brasil.
A prefeitura também colaborou com diversas grandes empresas de tecnologia, incluindo Adobe, Microsoft, Google, Huawei e Oracle, para testar soluções educacionais, o que permitiu a criação de novas universidades, institutos técnicos e escolas de negócios pelas instituições de ensino da cidade. A multinacional Adobe, em particular, anunciou recentemente a construção do primeiro laboratório de design do Brasil localizado em Assaí.
As parcerias do Assaí com grandes empresas de tecnologia levaram a um aumento drástico na disponibilidade de banda larga, especialmente para o setor do agronegócio, com diversas grandes fazendas agora podendo contratar redes corporativas 5G. Empresas nacionais como a Ligga Telecom e a Telefônica Brasil também começaram a fornecer conectividade adicional devido aos sucessos recentes da cidade.
O município de Assaí também está envolvido em diversos projetos para fornecer acesso gratuito à internet banda larga em todos os espaços públicos, com 32 testes em andamento e 14 projetos com prova de conceito.