Veja Também -
Vereadores solicitam esclarecimentos sobre premiações recebidas por Assaí
Das perguntas a ser respondidas pela farsa de 'Assaí, Cidade Inteligente'
Das quatro vezes que Assaí mentiu para o prêmio InovaCidade
Câmara aprova convocação de secretário para falar sobre farsa de 'Assaí, Cidade Inteligente'
Vereador cobra contratação de terapeuta ocupacional em Assaí
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 19/06/2025 às 23:19:29
Passaporte Estudantil oferece 850 bolsas em Assaí e 20 vagas de intercâmbio no exterior

De acordo com página da entidade ICF (Intelligent Community Forum), que reconhece Assaí (PR) como uma das 7 comunidades mais inteligentes do mundo, o pequeno município do Norte Paranaense oferece pelo menos 20 bolsas de intercâmbio no exterior por meio do programa Passaporte Estudantil por essas universidades.
Alunos assaiense têm oportunidade então acesso a instituições de renome, a exemplo de Universidade Johns Hopkins, a Universidade de Cambridge e Universidade de Tsukuba.
O Programa Passaporte Estudantil do Assaí, iniciado em 2022, visa melhorar o acesso à educação e auxiliar os estudantes na transição para empregos de alta qualidade. A iniciativa atende a 80% dos cidadãos da cidade com 16 anos ou mais, proporcionando-lhes diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. O programa é estruturado em cinco "portões de embarque", cada um oferecendo diferentes benefícios educacionais e de emprego.
Desde o seu primeiro ano, o Programa Passaporte Estudantil apoia 580 estudantes, todos eles estudantes e empregados ou estagiários em empresas parceiras. A meta é apoiar 10.000 cidadãos até 2030.
Atualmente, 32 multinacionais estão envolvidas no programa, com um orçamento de R$ 5 milhões da cidade e mais R$ 3 milhões de universidades privadas parceiras. O programa é integrado ao Centro Tecnológico de Empregabilidade, um espaço equipado com espaços maker, salas de aula, laboratórios, salas multimídia e espaços de trabalho remoto para facilitar ainda mais o aprendizado.