Veja Também -
Falece ex-vereador de São Sebastião da Amoreira, Sumitaka Tamura
Prefeito de Assaí deve demitir secretário ou assumir mentiras
Prefeitura de Assaí inventa evento em 2024, com foto de 2022, em publicação internacional
Das mentiras contadas por Assaí em relação à ONU
Assai não é membro da governança da Universidade Johns Hopkins
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 06/09/2024 às 21:32:38
MP isenta ex-vereadores e pede condenação de ex-presidente e de servidores da Câmara de Assaí

Em alegações finais em ação de improbidade administrativa que apura fraude em concurso público da Câmara Municipal de Assaí (PR), o promotor Kelsen Ceríaco de Campos isenta de responsabilidades o advogado Marcos Atsushi Utsonomya e os ex-vereadores Paulo Cândido Monteiro, Léo Nilson Lopes (in memoriam) e Waldenei Simões, o Cebolinha. O Ministério Público considerou não ter havido da parte deles o interesse em cometer tais irregularidades.
Por outro lado, o titular da 1ª Promotoria de Justiça requer a condenação do ex-presidente da Câmara, Silvio Carlos Guadaguini, dos servidores Jocilei Pessoa (já aposentado) e Rosângela Aparecida Alves,
A condenação atingiria também Arildo Rogério da Silva (in memoriam), Eliel Nunes Araújo, Rosemeire Rogéria da Silva, José Pereira Arantes, Contec Consultoria Assessoria S/S Ltda e Arantes Assessoria Técnica S/S Ltda.
Segundo pedido ministerial, a pena envolveria multa civil equivalente ao dobro do acréscimo patrimonial (R$ 6.735,08), além da perda desses valores, ressarcimento integral ao erário, suspensão dos direitos políticos por 04 (quatro) anos às pessoas físicas e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.
Além de multa civil, o ex-vereador Silvinho Guadaguini, Jocilei Pessoa e Rosângela Alves teriam suspensos seus direitos políticos pelo prazo de quatro anos.
De acordo ainda com manifestação datada de 04 de setembro de 2024, o Ministério Público requer “a nulidade do processo de dispensa de licitação nº 01/2009 da Câmara Municipal de Assaí, sobretudo em relação aos cargos de auxiliar legislativo e técnico contábil ocupados por Rosângela Aparecida Alves e Jocilei Pessoa, os quais participaram ativamente do processo de contratação e, ilicitamente, foram aprovados”.