Veja Também -
Proposta ação de improbidade contra ex-prefeito e representantes de empresa
Projovem forma 45 trabalhadores em Sapopema
Larissa Lindholm sonha em montar salão de beleza
Paróquia realiza Cerco de Cericó e demais atividades em outubro
Temis, a primeira dama, fala da luta das mulheres e trabalhadoras rurais
- Veja + Sapopema
Sapopema
Postado dia 21/09/2013
Trabalhadores rurais se preparam para celebrar 50 anos da Fetaep
![]() |
![]() |
Ademir Muller, Alfredo Kaefer e Silvana |
![]() |
Durante passagem por Sapopema, o governador Beto Richa foi convidado para participar das comemorações de 50 anos da Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná), que acontece em 24 de outubro, em Curitiba.
O convite foi feito pelo presidente da Fetaep, Ademir Muller, que também participou do 8º Encontro de Trabalhadoras Rurais de Sapopema e Região.
O presidente lembra que a Fetaep conta com 308 sindicatos filiados no Paraná, com 1,2 milhão de pessoas representadas, entre os quais agricultores, assalariados rurais, ribeirinhos, pescadores artesanais, extrativistas vegetais. Todo aqueles trabalhadores, como categoria profissional, são representados pela Fetaep, pelo sindicato lá na base e pela Contag (a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), comenta ele.
Sobre o meio século da Fetaep, Muller relata que “vamos comemorar com estilo, como merece a Federação, o movimento sindical. Vamos lembrar para sociedade, para o povo, para os governantes, que a Fetaep é uma grande parte da historia do Paraná nesses 50 anos de sua existência. Teve muita luta, muita conquista, muita dificuldade, teve pessoas que tombaram na luta durante esse período todo. Mas de uma forma geral nós tivemos muitas conquistas, mas não podemos acomodar”.
O sindicalista explica que há ainda muitas conquistas pela frente, preservando e melhorando aquilo que se obteve até o momento e ainda avançando em novas pautas, “para que o produtor rural, o agricultor familiar, representado por nós como categoria profissional, tenha cada vez mais condições de vida, e ter vontade, com renda e viver no campo feliz, com gente feliz, como nós queremos nos dias de hoje”.
Segundo a ex-vereadora de Sapopema, Silvana Cândido, que integra a Regional 7 da Fetaep, "nós faremos 50 anos de luta, de mobilização, no dia 24 de outubro próximo. Nós vamos dar um jantar em comemoração a essa luta da Fetaep, que é uma não só minha, não do Ademir (o presidente), mas toda uma categoria de trabalhadores rurais do estado do Paraná”.
“Hoje a Fetaep é dividida em 10 regionais, e todas têm diretoria. Então não é uma conquista nossa, é uma conquista de todos os trabalhadores rurais que lutaram e estão presentes dentro da Federação, que representa mais de 1, 2 milhão de trabalhadores", comenta ainda Silvana.
fotos: Márcia Oura
PARA VER TODAS AS FOTOS DESSE EVENTO, CLIQUE AQUI