Nova Santa Bárbara

Postado dia 22/07/2013

Leah Jerotich vence Meia Maratona Caixa da Bahia, no feminino

do Correio 24 Horas

Pela primeira vez, o lugar mais alto do pódio da Meia Maratona Caixa da Bahia foi de uma estrangeira. A queniana Leah Jerotich foi a primeira mulher a completar a prova de 21km, ontem pela manhã, na competição que teve largada e chegada no Jardim dos Namorados. “Eu estou muito feliz. Me sinto muito bem com a vitória”, vibrou a atleta.


A campeã queniana Leah Jerotich no momento da consagração (Foto: Marina Silva)

Leah conta que teve o calor de Salvador como principal adversário. “O sol foi um grande problema”, disse a atleta de 25 anos, que treina há três meses em Nova Santa Bárbara, cidade do interior do Paraná. A primeira vitória dela nesse tipo de prova consolida a evolução da queniana. No mês passado, Leah conseguiu o terceiro lugar na Meia Maratona de Foz Iguaçu. E tinha também um segundo lugar na Meia Maratona de Curitiba.

Com o tempo de 1h15m54s, a queniana cruzou a linha de chegada com folga. A segunda colocada, Marily dos Santos, só pintou diante das câmeras quase quatro minutos depois, com o tempo de 1h19m25s. Vencedora das duas primeiras edições da Meia Maratona Caixa da Bahia, a alagoana radicada na Bahia era considerada a favorita ao ouro.


“A queniana é muito forte, não consegui vir junto com ela o tempo todo”, admitiu Marily, sem deixar de ponderar que disputou há apenas duas semanas a Maratona do Rio, prova em que ficou em quarto lugar, a melhor entre as brasileiras. “A gente precisa de dois meses de descanso entre uma prova e outra, mas eu gosto de correr e também tenho que honrar os compromissos com meus patrocinadores”. 


Marily não conseguiu o tricampeonato, mas deixou a pista emocionada. Ela dedicou o resultado à mãe. Dona Socorro morreu há um mês, com 67 anos. “Corri pensando o tempo todo nela”, disse. 


Ao cruzar a linha de chegada, Marily se ajoelhou e exibiu com orgulho um terço. “Foi minha mãe que me deu esse terço três dias antes de falecer e disse para eu correr sempre com ele”, contou. 


A paulista Roselaine de Sousa Silva chegou em terceiro lugar, logo depois de Marily, com o tempo de 1h19m52s. A pernambucana Maria Bernadete Cabral e a piauiense Conceição de Maria Carvalho completaram o pódio da categoria feminina nos 21km.


E o calendário das corridas de rua não para. No próximo domingo, será disputada a Meia Maratona Golden Four Asics, etapa de São Paulo. Em Salvador, será realizada a corrida de Inverno do Circuito das Estações Adidas, com provas de 5km e 10km.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br