Norte do Paraná

Postado dia 31/12/2025 às 14:05:14

Esquema de corrupção com shows envolve deputados e 89 prefeitos do Paraná

Suspeitas de corrupção levam a Polícia Federal e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) a colocar em curso uma devassa inédita sobre a distribuição de dinheiro do governo federal e estadual aos municípios do Paraná. Pelo menos 89 prefeitos paranaenses já foram denunciados, mas as investigações miram um número bem maior de deputados, prefeitos, vereadores, promotores de eventos e artistas. 

Investigações que correm em sigilo na Polícia Federal, Procuradoria Geral da República e no Tribunal de Contas apontam que boa parte dos recursos pagos pelo Tesouro Nacional e estadual às emendas parlamentares, cujo montante é superior ao que o governo maneja para investimentos no País e estado, estaria sendo desviada num esquema envolvendo deputados e prefeitos e promoter de shows artísticos em várias regiões do nosso estado do Paraná.

Das emendas parlamentares”, o modus operandi agora seguiria a mesma regra de partilha. Tratar-se da chamada "rachadinha". Ou seja, os deputados suspeitos apresentam as emendas e combinam com os prefeitos uma propina pedindo porcentagem que, pelo menos no que foi descoberto até agora, pode chegar até 25% dos valores. 

Suspeitas apontam para a eclosão de um dos maiores esquemas de corrupção já descobertos no estado do Paraná, alavancado pelo empoderamento financeiro dos parlamentares, que manejam um orçamento gigante, cada um deles, conta uma fatia estimada em milhões de reais para aplicar onde e como quiserem. O maior problema aí é a precária fiscalização dos órgãos de controle.

O esquema começou a ser descoberto a partir de investigação de PF e Gaeco sobre o destino de milhões de reais enviados pelos deputados do sudoeste e oeste paranaense às prefeituras. Um dos detalhes que chamaram a atenção foi o fato de um conhecido deputado da região ter apresentado emendas de milhões com shows artístico. Isso é permitido pela nova configuração legal sobre a distribuição do dinheiro de emendas, engenhosamente articulada pelos deputados federais e estaduais.

PARA SABER MAIS:

Prefeitura de Assaí pretende gastar R$ 1,2 milhão com shows em 1º de maio


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2025 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br