Norte do Paraná

Postado dia 31/07/2021 às 23:35:56

Médicos relatam que Saúde de Assaí melhorou com Hospital Pró-Vida

 

Em ação judicial julgada improcedente, que questionava a contratação do Instituto de Saúde Pró-Vida pelo município de Assaí, médicos, servidores públicos e profissionais da área relataram sobre os avanços conquistados e melhorias para a população local.
 
Segundo a ex-vereadora e ex-vice prefeita,  médica pediatra Albanira Figueiredo Pançan, a contratação do Instituto de Saúde Pró-Vida melhorou a Saúde no município de Assaí.
 
Ela acrescenta que, ao assumir o cargo de vice-prefeita, "a Saúde era um caos, não havia ambulância, não havia especialidades, o hospital era sucateado, e se gastava muito. O objetivo era fazer uma Saúde de qualidade e esse objetivo foi atendido".
 
Dra. Albanira considera que, naquele período, houve redução acentuada
nas filas de cirurgia, nas consultas de especialidades, e uma queda significante nos gastos. Como exemplo, ela cita que, na gestão anterior (2001/2004), "a ambulância vivia na estrada pois precisavam remeter os pacientes para outras cidades". Com a terceirização do hospital municipal, a situação inverteu, pois outros municípios traziam pacientes para Assaí, por meio de pactuações com o Pró-Vida.
 
Ainda de acordo com ela, "antes do Pro-Vida, o hospital era precário e havia poucas cirurgias. Houve uma melhora, com reforma do hospital, e começaram a fazer cirurgias, inclusive, cirurgias ortopédicas, de varizes, de otorrino. Havia especialidades, como pediatria, ortopedia, cardiologia, ortopedia, neurologia, e cirurgias das especialidades".
 
Para o ex-secretário municipal de Saúde, médico pediatra José Luís Pançan, a Saúde melhorou na gestão do então prefeito Michel Angelo Tuti Bomtempo (2005/2008 e 2009/2012), "havendo o acréscimo de várias especialidades que não haviam. Ele explica que os gastos com a saúde diminuíram na época do Hospital Pró-Vida, conforme prestações de conta
que acompanhou. Diz ainda que, além de reduzir o valor despendido pelo município, a qualidade do serviço melhorou.
 
Dr. Pançan acrescenta que "os equipamentos do Hospital antes da parceria eram sucateados e antigos. Uma das condições da época em que foi feita a parceria é que essa entidade (Pró-Vida) colocasse todos os equipamentos no Hospital. Daí essa nova empresa trouxe novos equipamentos, e realizou uma série de reformas no hospital, muitas delas exigidas pela própria Vigilância Sanitária".
 
O médico menciona ainda que, além da parte de internação e pronto-socorro  feita dentro do hospital, a parte de especialidades acontecia em outro locsl, em prédio alugado pelo próprio Instituto, onde oferecia várias especialidades.
 
A enfermeira Cláudia Oliveira Krüger também que, com a separação entre Centro de Saúde e atendimento no hospital, tal descentralização melhorou a saúde do município de Assaí. Segundo ela, à época do Instituto Pró-Vida, havia médicos no hospital, eram realizadas cesarianas, cirurgias em geral, cirurgias ortopédicas simples.
 
Atuando no setor de agendamento, a servidora pública Aparecida Nunes também destacou que, "com a parceria, houve um aumento no número de especialidades e de médicos atendendo no município". 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br