Veja Também -
Uraí
Postado dia 24/10/2013
Município atende famílias e limpa cidade após temporal
por Márcia Panfieti
Nessa tarde de terça-feira (22/10), tudo está voltando ao normal na cidade de Uraí, após o temporal de ontem a noite, que causou muito estragos na cidade.
A primeira dama Roseli Comar e a secretária da Assistência Social Neide Ramos Francisca, visitaram as famílias, que tiveram suas casas afetadas com a chuva, levando atendimento e conforto as pessoas, além de realizar um levantamento das suas necessidades. Em umadas casas, a mulher que vive com duas crianças pequenas gêmeas e a mãe idosa, tiveram que sair correndo de madrugada, pois o telhado foi totalmente arrancado, inclusive o madeiramento.
O prefeito Almir providenciou a compra e a entrega imediata de telhas edo material necessário para a reconstrução das casas e pediu urgência no atendimento das famílias, muito preocupadopois a meteorologia prevê mais pancadas de chuvas na noite de hoje, estendendo-se até o final de semana.
O secretário Marcos Bergamini e toda sua equipe estão trabalhando sem parar, retirando galhos e árvores que foram totalmente arrancadas pela raiz, pelos fortes ventos do temporal. Segundo uma vistoria, realizadahoje pela manhã a maioria das árvores que caíram, apresentavam riscos para a comunidade, pois eram árvores antigas e seu tronco encontrava-se infestado por cupins, consequência da falta de planejamentona escolha de espécies, no espaçamento necessário entre as mudas e qual lugar ideal para o plantio.
Cabe a prefeitura o cuidado com as árvores, mas cada vez que é necessário cortar uma, há uma enorme dificuldade, pois pessoas denunciam a prática como criminosa ao Ministério Público. A prefeitura somente realiza o corte quando é autorizado pela Força Verde e necessáriopara que não coloquem em risco a segurança das pessoas; na eliminação de ramos doentes e na adequaçãodo desenvolvimento da planta a espaços, edificações e equipamentos urbanos do entorno, como postes e fios elétricos.
Nessa tempestade caíram árvores: no Fórum de Justiça, destruindo a garagem; outras duas destruíram todo o muro do CRT ; em frente a Escola M. Dr João Ribeiro Jr, derrubando o poste de luz do outro lado da rua e ainda muitas outras caíram encima de casas, destruindo sua frente, felizmente não causaram nenhuma vítima fatal. A maioria das árvores que caíram, já haviam sido avaliadas e feito o pedido de corte das mesmas.
Segundo um funcionário da Copel, 15 equipes estão trabalhando incansavelmente para que a energia seja restabelecida o mais breve possível, e garantiu solucionar 90% dos problemas até o início da noite, e que os casos mais graves são onde houve queda dos postes.