Uraí

Postado dia 05/01/2014

Foliões e população participam de Folia de Reis

por Márcia Panfieti

Nesta noite deste domingo, 5, foi apresentada na Praça da Matriz de Uraí a tradicional Folia de Reis. As folias de Reis mantêm a tradição de cantar o nascimento do menino Jesus e a jornada dos Reis Magos, pedindo ofertas para a realização de festa comunitária.

O grupo de Uraí é formado de antigos moradores, que fazem folia desde pequenos, que aprenderam com os pais, os tios e os avós, que também cantavam em seus lugares de origem.

Os foliões locais, especialmente os embaixadores (líderes dos grupos), com frequência expressam em seus discursos a história das famílias e das comunidades ao narrar histórias dos giros das bandeiras e das migrações em busca de melhores condições de vida.

Na colonização do Norte do Paraná estabeleceram-se muitos migrantes de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, entre outros, a fim de trabalhar no cultivo do café, o que, aliás explica a variação de toadas nas folias, chamadas de toadas mineira, paulista e baiana.

Nessa segunda-feira, 6 de janeiro, a Folia de Reis se apresentará na Igreja Nossa Senhora de Fátima, a partir das 20h00. Compareçam e conheçam mais sobre a nossa cultura.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br