Cornélio Procópio

Postado dia 01/10/2013

Prefeitos da Amunop e Amunorpi disputam curso de Medicina

do Portal Jnn

 O prefeito Fred Alves (PSC) garantiu recentemente que o município preenche todas as exigências para ser contemplado com um curso de medicina. A afirmação foi feita durante reunião da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro, a Amunop.

A instalação de um curso de medicina na região movimentou os prefeitos e a disputa ficou  mais acirrada depois que Santo Antonio da Platina, município que integra a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro, a Amunorpi buscou o apoio de parlamentares para levar o curso para a cidade. Fred enumerou uma série de motivos para sediar o curso, inclusive a grande quantidade de leitos e unidades de saúde na periferia “Temos condições de absorver este e outros cursos da área”, confirmou o prefeito.


Para o prefeito, o município de Cornélio Procópio reúne todas as condições para a instalação do curso de medicina. O município está construindo um hospital regional com recursos do governo federal numa área adquirida pela prefeitura. De acordo com o prefeito, a cidade possui ainda unidades da Universidade Estadual do Norte do Paraná, a UENP e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que podem absorver o curso de medicina.

Ele destacou que o setor de saúde no município é referencia em todo o Norte Pioneiro, pela quantidade de médicos,  hospitais, clinicas e especialidades. “Se formos analisar pelo quesito técnico, Cornélio tem todas as condições de ser contemplado com o curso de medicina, embora respeite o interesse de outras cidades”, afirmou.  Segundo o presidente da Amunop, Celso Silva, prefeito de Bandeirantes, a entidade foi a primeira a protocolar no Ministério da Educação em Brasília e na Secretaria de Ensino Superior do Paraná, o pedido para que o curso de medicina venha para a região.


Recentemente os presidentes das Amunop e Amunorpi, Guilherme Saliba estiveram com o então secretário de Ensino Superior Alípio Santos Leal Neto. Na oportunidade o secretário avisou que o processo é complexo e um estudo técnico de viabilidade foi sugerido para que o processo caminhasse dentro do cronograma que é exigido pelo governo.

No meio do caminho, uma comissão de vereadores de Santo Antonio da Platina, aproveitando a posse do novo Secretário do Paraná, João Carlos Gomes, também protocolou o pedido, ao lado do prefeito Pedro Claro (DEM) e do presidente da Amunorpi.

A mesma comitiva seguiu depois para Brasília, onde conversaram com os responsáveis pelas Universidades Federais do País, senadores e deputados federais, na busca de apoio para a iniciativa. A reunião da Amunop debateu ainda o Território da cidadania, a reativação das unidades do Instituto Médico Legal de Cornélio Procópio e Bandeirantes e sugestões para reduzir o prazo para as cirurgias seletivas nos municípios da região.



comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br