Cornélio Procópio

Postado dia 15/09/2013

Município irá sediar a “Virada Cultural” do Paraná

Comissão organizadora discute programação
Paulino Viapana e  Thaísa Teixeira Sade 

de Laiz Auriglietti

Com a intervenção pessoal do prefeito Fred Alves, Cornélio Procópio foi inserido este ano no projeto “Virada Cultural”. No Paraná, apenas 12 cidades foram premiadas com este programa, o maior da Secretaria de Cultura do Estado (Seec).

A SEEC convocou os secretários de comunicação das 12 cidades para discutir, em Curitiba, a programação artística do evento e sua divulgação nos órgãos de imprensa. Cornélio foi representado pelo jornalista Marcos André de Brito.

A coordenadora de Comunicação da Secretaria de Cultura, Thaísa Teixeira Sade, confirmou que o secretário Paulino Viapana vai lançar o projeto oficialmente em uma reunião em  4 de outubro, no Centro Cultural de Cornélio Procópio. O ápice do evento será no último dia, com a apresentação de Almir Sater no palco principal.

A Virada Cultural em Cornélio será realizada de 21 e 26 de outubro, com uma programação composta por vários eventos culturais e educacionais. Uma comissão nomeada pelo prefeito Fred Alves se reuniu esta semana para definir a programação local da virada que deverá reunir artistas procopenses em peças teatrais, apresentações de grupos de danças, cantores, bandas locais e artistas de vários gêneros.  Além do palco principal, que será montado pela Secretaria, a prefeitura irá  disponibilizar alguns locais para que os artistas locais possam mostrar seu trabalho.

Tuché, produtor musical
vereadora Márcia

Para Eduardo Lopes ‘Tuché’, produtor artístico e um dos responsáveis pela programação do evento, a Virada é de extrema importância para o município que desde 1996 não tem um órgão gestor de cultura antônomo independente. “Tivemos uma grande lacuna neste período e hoje podemos afirmar que a virada cultural será um grande divisor de águas para Cornélio. Realizando este evento de forma coesa e com qualidade é possível proporcionar um despertar tanto para os artistas no anonimato, quanto para comunidade que não tem a oportunidade de participar de eventos culturais. A cidade e a região só têm a ganhar e falo isso como cidadão, como artista e também como público. Em meio a tantas turbulências mundiais, a cultura atua como amenizadora social. Será o pontapé inicial para o desenvolvimento cultural do norte pioneiro”, salientou.

Para a vereadora Márcia de Souza Soares, a virada é uma forma de exteriorizar tudo o que Cornélio produz. “Estou muito emocionada. Sempre fui e sou artista, atuo como ventríloqua há cerca de 20 anos. Em minha carreira profissional nunca me deparei com tamanha comoção que será gerada em prol da cultura, com um momento tão sublime quanto esse. Garanto que vamos ficar de boca aberta com a construção dessa cultura, dessa manifestação de arte sem qualquer restrição”, acrescentou.

Thaciana Barros, integrante do Movimento Muda Cornélio, a virada vai atingir a população no sentido de fomentar uma cultura que não se tem existente até então. “Será o estopim de uma mudança e trará referências para a população. As intervenções cênicas, por exemplo, tem o objetivo de fazer com que aquilo se modifique e aconteça. É um trabalho itinerante, no qual os bairros vêm até o centro e o centro também vá até os bairros”, explica.

Uma intervenção cênica é ocupar um espaço público do cotidiano e modifica-lo estabelecendo diálogos entre o artista e a plateia ativa. “É não esperar que a comunidade, o público venha até você, é você ir até este público, sem uma prévia solicitação para isso. Causar o estranhamento também é bacana, cria uma referência, uma possibilidade de mudança e propicia a opção ao indivíduo de aderir isso ou não para a sua vida a partir de agora”, finaliza Thaciana.

Este é o segundo ano que o programa está sendo realizado no Estado e Cornélio Procópio já foi inserida. Participam da edição 2013 da Virada Cultural os municípios de Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Toledo, Cascavel, Maringá, São José dos Pinhais, Londrina, Pato Branco, Campo Mourão, Cianorte e Cornélio Procópio.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br