Cornélio Procópio

Postado dia 12/09/2013

Conselhos de sanidade agropecuária discutem fortalecimento da classe

Paulo e Carla Paiva, mediadores do encontro

de Laiz Auriglietti

Os Conselhos de Sanidade Agropecuária (CSAs) reuniram-se na 16ª  Expocop – Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Cornélio Procópio, para um encontro regional de troca de experiências entre conselheiros, estabelecer parcerias, firmar o fortalecimento da entidade e enaltecer o papel da Adapar no uso, manejo e conservação do solo agrícola no estado do Paraná.  O encontro foi promovido pela Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Instituto Emater e Sociedade Rural da região de Cornélio Procópio (SRRCP), em parceria com os Sindicatos Rurais. O objetivo foi intensificar a retomada do fortalecimento dos CSAs já existentes na região e o reviver daqueles que se encontram inativos. O secretário estadual da agricultura, Norberto Ortigara fez a abertura do encontro.

Caroline Teixeira Marçal, engenheira agrônoma da Adapar – Curitiba, enalteceu a parceria da Adapar com os conselhos e seu papel na fiscalização do uso do solo e na conservação da água.  “Os CSAs são parceiros da Adapar, eles fazem parte do nosso processo de fiscalização, inclusive na parte de mediação de conflitos entre os proprietários. Não sendo resolvido nesta esfera dos conselhos, começamos a atuar recebendo estas denúncias. Os produtores rurais nos procuram e nós orientamo-los a buscar soluções nos conselhos, primeiramente”, explicou Caroline.

As experiências do CSA do município de São Jerônimo da Serra foram explanadas pela representante da Emater local, Eliani Marson. Lá eles fazem um trabalho diferenciado em nove assentamentos e duas reservas indígenas, no qual cada um possui um representante no conselho.

 “Para que um conselho esteja fortalecido cada vez mais, é preciso motivar e fortalecer seus membros constantemente. Buscamos sempre capacitar, informar e proporcionar subsídios concretos que venham a consolidar o conselho e disseminar seus objetivos pela comunidade local. A sanidade está inserida dentro da proposta de desenvolvimento, logo, não há desenvolvimento da produção animal e vegetal sem qualidade total”, salientou.

Na oportunidade, o CSA de Cornélio também fez uma explanação sobre os dois anos de trabalho do conselho no município. “Trouxemos os resultados de alguns projetos que estamos executando em benefício de Cornélio Procópio e região. Estaremos lançando até o final do ano o combate ao borrachudo, que é uma iniciativa direta que vai beneficiar vários produtores e um projeto em torno da erradicação da murta, hospedeira de uma praga na produção de citrus da nossa região, por meio de legislação vigente. Quanto mais forte for a participação e organização dos conselheiros, mais forte torna-se o próprio e mais projetos conseguimos implantar. E a Adapar é a maior parceira dos conselhos de sanidade. É ela que viabiliza a implementação daquilo que o conselho sugere”, acrescentou Cristiano Leite Ribeiro, médico veterinário, membro da diretoria do Sindirural (Sindicato dos Produtores Rurais de Cornélio Procópio) e presidente do CSA procopense, que reafirma ainda que tanto a Adapar, quanto a Emater e as prefeituras, são indispensáveis para a atuação do conselho.

Na oportunidade, Yassuo Curiak, também membro do CSA de Cornélio e médico veterinário da

Público presente

 prefeitura, ressaltou aos presentes a importância de firmar parceria também com o Sisbi - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. “O pequeno empresário que tem sua estrutura até 250 metros quadrados tem condições de se adequar sanitariamente, garantir a segurança e qualidade desse alimento e atingir o mercado que hoje está limitado em função dos serviços de inspeção municipal que ainda não está integrado ao Sisbi”, explicou. Para Yassuo, o CSA é um ambiente onde as propostas, as demandas e as soluções podem ser agilizadas. “Os municípios tem que organizar os seus conselhos e trocar experiências com os demais para que as soluções para o produtor rural sejam bem atendidas”.

Ao final, Carla Paiva, fiscal de defesa agropecuária, afirma que o encontro foi muito positivo e marcado pela presença representativa de praticamente todos os municípios da região. “O intuito foi mostrar a importância dos CSAs àqueles municípios que se encontram ainda relutantes a aderirem à ideia, presenciar depoimentos de conselhos que funcionam e dão certo e, assim, entusiasmarem os demais integrantes da classe a ativar os conselhos hoje adormecidos e fortalecer os já existentes. O encontro foi interativo e estreitou ainda mais os laços entre conselheiros e Adapar”, concluiu. Carla lembra que por meio das capacitações, palestras e esclarecimentos ofertados pela Adapar, muitos municípios já foram tocados quanto à importância da sanidade animal e vegetal para a saúde e bem estar e que já foram obtidos alcances positivos neste aspecto.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br