Cornélio Procópio

Postado dia 06/09/2013

Ortigara reafirma parceria na construção de uma agricultura sustentável

Secretário Ortigara e prefeito Fred

da SRRCP/ Laiz Auriglietti

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara abriu o primeiro dia de palestras técnicas da 16ª edição da Expocop – Exposição Agropecuária de Cornélio Procópio (Expocop), realizado na terça-feira, 4. Na oportunidade o secretário fez uma palestra sobre “Desenvolvimento e Tecnologia” e destacou a valorização da agroindústria familiar, o impulso e o estímulo do governo a produções vigentes em cada região, além da importância do turismo rural.

O tema proposto foi definido pelas comissões regionais, em abril deste ano, que quer priorizar a comercialização dos produtos considerados âncoras da economia regional. O evento contou ainda com palestras sobre “desenvolvimento regional”, por Paulo Hidalgo (Emater-CP), e “experiência em agroindústria familiar”, ministrada por José Dipierre Gindri (Emater – Nova Aurora). Na oportunidade, foram entregues oficialmente uma frota com 17 veículos oficiais para o Instituto Emater.

Prefeitos e secretários de agricultara dos municípios da Amunop estiveram no evento ao lado do presidente da entidade e prefeito de Bandeirantes, Celso Silva, e do presidente da Sociedade Rural de Cornélio Procópio, João Vilela. O secretário de agricultura estava acompanhado do secretário estadual de trabalho, emprego e economia solidária, Luiz Cláudio Romanelli. “A ideia é que nós, Estado, município, população e sociedade organizada tenham condições de perceber oportunidades e apoios a fim de proporcionar uma agricultura aqui na região mais diversificada e fundamentalmente sustentável. Cuidar do patrimônio dos nossos agricultores que é o seu pedaço de chão, o seu solo, trazendo mais apoios, orientações e mais equipes técnicas para que agricultura seja ainda mais competente”, acrescentou Ortigara. 

O programa Fábrica do Agricultor, da agroindústria familiar, marcou presença também no evento por meio de stands de produtos variados oriundos de produtores da região que tomaram como norte para o sucesso de seus produtos este programa. A Fábrica do Agricultor está em vigor desde 1998 e conta com 1,3 mil agroindústrias familiares integrados no projeto. Isso significa que essas empresas recebem orientações da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, e do Instituto Emater, sobre capacitação, legislação, rotulagem, apresentação dos produtos e acesso a mercados. Na oportunidade, foram expostos produção de alimentos orgânicos, pólo de banana do município de Andirá, pólo de cultivo protegido (estufas) de Bandeirantes, laranja dos produtores de Nova América da Colina e a pesca.

Em sua palestra, Ortigara lembra que esta região do norte do Paraná já foi campo de cana de açúcar, de plantações de café, de pomares de frutas e grãos. “Temos que aproveitar que temos quem produz com qualidade e investir nas áreas estratégicas para alcançar os consumidores. Essas atitudes valorizam a impulsionam a agricultura familiar e os pequenos produtores. O Estado não tem regras e não impõe nada. O Estado é parceiro na construção de uma agricultura mais sustentável e mais competente. Ninguém pode nada sozinho, por isso é preciso firmar parcerias inteligentes que venham a contribuir de forma significativa com o desenvolvimento da nossa região”, salientou.

João Francisco Vilela, presidente da Sociedade Rural da Região de Cornélio Procópio ressaltou a

Ortigara fala sobre desenvolvimento e tecnologia

 importância da presença do secretário de estado na feira. “A vinda do secretário trouxe a nós algumas opções que podem ser agregadas à agricultura em todos os segmentos desta natureza. A fórmula do sucesso engloba vários fatores, mas podemos ressaltar a vontade política, empresarial e do próprio agricultor de transformação. Para isso, firmar parcerias é o pontapé inicial para a promoção consolidada da agroindústria familiar”, afirmou.

O prefeito Frederico Alves, também presente, lembra que Cornélio Procópio consolidou sua economia com o crescimento do agronegócio e com as parcerias firmadas com o Estado. “A região de Cornélio tem na agricultura o seu carro forte e sua estrutura e merece todos os investimentos, porque se a agricultura parar de receber fomentos, as cidades não conseguem se manter. E isto não ocorre apenas com Cornélio, mas com todos os municípios que estão hoje aqui representados pelos seus prefeitos neste evento que recebe o secretário Ortigara. Devemos nos atentar e priorizar investimentos que viabilizem o trabalho no campo e nas propriedades rurais produtivas”, afirmou Fred.

Através de iniciativa inédita do poder público, em parceria com a Sociedade Rural, quem visita a Expocop pode participar de todos os eventos sem custos de acesso ao parque de exposições e conferir os mais variados produtos expostos nos estandes, praça de alimentação, parque de diversões, exposição de veículos, máquinas e equipamentos agrícolas. “Movimentação da economia, oportunidade de bons negócios, lazer e diversão para toda a família, parque de diversões infantil e grandes shows musicais em um só lugar é o que a Sociedade Rural e prefeitura estão oferecendo para todo o público que deseja prestigiar a Expocop 2013”, concluiu Fred.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br