Ribeirão Claro

Postado dia 22/08/2013

Atleta da canoagem precisa de apoio para competição na Europa

do NP Agora

O canoísta Celso Oliveira, 24 anos, passa por um dilema comum a atletas brasileiros. A quatro dias do embarque para a Alemanha e Dinamarca, onde disputará os Mundiais de Canoagem Velocidade e Canoagem Maratona, o atleta que representa Ribeirão Claro ainda não tem certeza de que conseguirá se inscrever em ambas as competições. Sem patrocínio e suporte financeiro do governo estadual e federal, ele paga as despesas com passagens, hospedagem, inscrição e alimentação com o próprio dinheiro e com o apoio que recebe da prefeitura. O corte de verbas olímpicas feito pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA) piorou ainda mais o problema.

O primeiro compromisso é no dia 29 desse mês, em Duisburg (ALE), que sedia o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade. As despesas chegam a quase R$ 8 mil e deveriam ser bancadas pela CBCA, uma vez que a Canoagem Velocidade é um esporte olímpico e, portanto, recebe verbas para investimentos no esporte e suporte de atletas. Nas edições anteriores, a confederação arcou com os gastos dos atletas selecionados para representar o Brasil.

Esse ano a situação mudou. Sem muitas explicações, representantes da CBCA limitaram-se a comunicar os integrantes da delegação brasileira de que por falta de verbas não haveria apoio financeiro para aqueles que disputarão o mundial. Em seu site oficial, a CBCA afirma que “Os atletas que disputam as provas de caiaque vão ao Mundial na Alemanha com recursos próprios”. A lista inclui medalhistas pan-americanos.

A situação revoltou o canoísta, cansado da maratona de treinos e busca por patrocínios. “Nós que vamos representar o Brasil temos que pagar do bolso”, disse. “Sempre teve dinheiro e agora com a vinda das Olimpíadas simplesmente falaram que não tinha dinheiro, secou a fonte”, completou. “Aqui no Brasil, você tem que se destacar primeiro, para depois receber apoio, só não sei como conseguir isso sem investimento”, revelou. “Tem 12 medalhas em jogo na canoagem, o futebol ganha apenas uma”, comparou.

Segundo Celso, a ideia é se mudar para fora do país para se preparar para os Jogos Olímpicos do Brasil, em 2016. A estratégia é a mesma usada pelo nadador Cesar Cielo, medalhista olímpico e mundial. “Vou ficar fora treinando o máximo que eu puder e volto ao Brasil apenas para os controles, para me manter na equipe”, antecipou. “Como é que eu vou treinar tranquilo se eu tenho que correr atrás de patrocínio e apoio para poder viajar?”, questionou.

Canoagem Maratona

A rotina é bem conhecida pelo atleta quando se trata da Canoagem Maratona. Sem apoio da CBCA pelo fato de não ser uma modalidade olímpica, os atletas enfrentam a sina de conciliar, treinamentos e resultados com a busca por patrocínio. O cenário voltará a se repetir no dia 20 de setembro, quando começa o Mundial de Canoagem Maratona, na Dinamarca. “O custo estimado por atleta é de R$ 7 mil e a confederação faz apenas a entrega de credenciais, reservas e inscrição, mediante pagamento”, contou. “O esporte já tem 25 anos no Brasil e continua amador”, declarou.

De acordo com o prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício Araújo, a prefeitura de Ribeirão Claro fará todos os esforços para garantir que os atletas do município disputem provas de alto nível. “Vamos buscar o apoio de empresas privadas e do governo, como fazemos todos os anos”, afirmou. “É um absurdo que um jovem que se esforça e consegue se classificar para um campeonato mundial não receba ajuda do governo e da confederação”, lamentou. “Nós continuaremos dando suporte a nossos atletas”, concluiu.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br