Conselheiro Mairinck

Postado dia 31/07/2013

Sicredi Norte Sul lança programa A União Faz a Vida

Na última segunda-feira, 29 de julho, o Sicredi Norte Sul fez no município de Conselheiro Mairinck, no norte pioneiro do Paraná, o lançamento do Programa A União Faz a Vida.

Considerado como principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, o projeto, que acaba de completar 18 anos de atuação, tem como objetivo fazer com que crianças e adolescentes possam construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, contribuindo para a educação integral por meio de projetos educacionais cooperativos, desenvolvidos em âmbito nacional.

O cenário de atuação são as salas de aula, escolas e seu entorno, sendo que os “atores” são os alunos, educadores, a comunidade escolar, entre outros agentes, como secretarias estaduais e municipais de Educação.


Assinatura - A assinatura do termo de parceria entre a Sicredi Norte Sul PR/SP e a Prefeitura Municipal de Conselheiro Mairinck, ocorrida durante o evento, foi testemunhada por mais de 180 convidados, entre eles educadores, crianças, jovens, autoridades, executivos do Sicredi e a comunidade local.


Grande valia - Para o presidente da Central Sicredi PR/SP e da Sicredi Participações, Manfred Alfonso Dasenbrock, o movimento que vem acontecendo nas comunidades nas quais o programa atua é de grande valia para as futuras gerações, uma vez que terão melhores condições de exercer seu papel como cidadãos com um diferencial, que é a cooperação. “Os projetos desta iniciativa estão diretamente alinhados com  a cooperação e a cidadania”, destaca.


Elogio - O prefeito de Conselheiro Mairinck, Luiz Carlos Sanches Bueno, elogiou a iniciativa do Sicredi de desenvolver um programa de educação cooperativa, pois demonstra que a instituição financeira também está preocupada com as comunidades.


Compromisso - Já o presidente da Sicredi Norte Sul PR/SP, Paulo José Buso Júnior, destacou o compromisso dos educadores e da comunidade a partir de agora: “teremos um grande trabalho de formação e de execução pela frente”. Ele ressalta que “o Programa é da comunidade e para a comunidade, portanto todos devem se empenhar juntos para construção de um futuro melhor”.


Encerramento - O evento foi encerrado por uma palestra ministrada pelo professor Éber Silva Júnior, que abordou temas do dia-dia no contexto escolar, e deixou várias dicas de como um educador pode marcar para sempre a vida de seus alunos.


Como surgiu - O Programa A União Faz a Vida foi desenvolvido pelo Sicredi para ampliar o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas após uma fase de dificuldades no segmento na década de 80. A proposta do programa de educação cooperativa para crianças e jovens foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos – São Leopoldo/RS.


Piloto - O projeto piloto foi implantado em Santo Cristo, pertencente à Sicredi Grande Santa Rosa/RS, em 1995. Outros municípios gaúchos também adotaram o Programa e novas instituições de ensino superior ingressaram na rede de assessoria pedagógica.


Expansão - A expansão nacional do Programa começou pelo Estado do Mato Grosso, em 2005, e, em 2006, foi a vez do Paraná. Em 2007, o Programa passou por uma reestruturação com um novo objetivo e definindo que o trabalho com projetos passaria a ser a direção da nova proposta implantada naquele mesmo ano.



comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br