Ribeirão Claro

Postado dia 28/07/2013

Associação Ribeirão-Clarense fica em segundo no Brasileiro de Canoagem

do Tá No Site

Vencendo um calor de 40 graus, os atletas da Associação Ribeirão-Clarense de Canoagem terminaram o Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona em segundo lugar na classificação geral, com 14 medalhas, cinco delas de ouro, quatro de prata e três de bronze. Das 11 provas disputadas, em apenas quatro os canoístas ficaram sem medalhas. O desempenho fez com que a ARCCA subisse quatro posições em relação a 2012, atingindo o objetivo traçado antes da competição.

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona aconteceu entre os dias 19 e 21 em Palmas - TO. A delegação da ARCCA foi recebida com festa em Ribeirão Claro e saiu em carreata pelas ruas da cidade. O prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV) estava em viagem, mas receberá os atletas na ainda essa semana.

O evento esportivo contou com a participação de mais de 140 canoístas, distribuídos em 18 associações e clubes de canoagem de todo o Brasil. As provas tiveram percursos de três, cinco, 15, 20 e 28 quilômetros, masculino e feminino, nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Junior, Sênior, Master e Canoagem Adaptada.

Na prova de 28 quilômetros, K1 Masculino Sênior, o atleta Leandro do Prado Correa cravou o melhor tempo da competição com 2 horas, 12 minutos e 28 segundos. Ele foi o melhor dentre os 20 atletas que participaram dessa prova. Considerada a prova mais dura da competição, a K1 Sênior Masculino 28 quilômetros ainda teve Celso Dias de Oliveira Junior (2º), Eduardo Schu Fagundes (3º), Bruno Aparecido Santiago (4º), Juliano Darlan Crai Dal Molin (6º), Danilo da Silva (8º) e Washington da Silva (9º). Dos atletas que terminaram a prova, apenas dois não eram da ARCCA, que mostrou amplo domínio na categoria.

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona também foi válido como seletiva para a disputa do Campeonato Mundial de Canoagem Maratona, que acontece em Copenhagen, Dinamarca, entre os dias 20 e 22 de setembro desse ano. A ARCCA garantiu seis de seus 20 atletas no Mundial e terá Leandro do Prado Correa, Celso Dias de Oliveira Junior e Lacy Cristina Batista Bianqui, no K1 sênior, Danilo da Silva e Bruno Aparecido Santiago no K2 sênior e Edilson de Oliveira Cunha no C1 Sênior. A prefeitura já iniciou a mobilização junto ao governo do estado e a iniciativa privada para arrecadar os fundos necessários para custear a viagem dos atletas.

De acordo com o atleta Leandro do Prado Correa, que disputou provas de 28 quilômetros no K1 e K2, o clima quente e os fortes ventos exigiram bastante dos atletas. “O lugar estava muito quente, vento forte e isso deixou a água agitada”, contou. As condições adversas fizeram com que ele e a dupla do K2, Eduardo Schu Fagundes fossem obrigados a abandonar a prova de K2 no sábado. “Liderávamos a prova, mas depois de 10 quilômetros o caiaque balançava bastante e afundamos duas vezes”, lembra. “Fomos obrigados a abandonar a prova”, lamentou. Menos de 24 horas depois, Prado venceu com folga a prova de K1 com o melhor tempo da competição. “Sofremos bastante no sábado, mas no domingo deu tudo certo”, comemorou.

A coordenadora do projeto Pró-Remo, Edilaine Cavalhiéri Faganelli, parabenizou os atletas, pelo resultado e pelo esforço e dedicação de todos durante a competição. “Os atletas tiveram garra e força de vontade, durante as provas enfrentando a alta temperatura no local da prova”, lembra. Os atletas criaram uma frase que os motivou durante o campeonato - “a dor é temporária, desistir dura para sempre”. “O atleta Danilo da Silva remou 20 quilômetros na prova K2 sem o banco do caiaque, que caiu do barco na primeira portage (trajeto feito a pé durante algumas provas)”. “É muito gratificante saber que viajamos quase dois mil quilômetros e que os esforços foram recompensados com essa vitória”.

Segundo o treinador do projeto, Rodrigo Jorge da Silva, o trabalho continua e o foco agora é o Campeonato de Velocidade previsto para o começo de dezembro na cidade de São Paulo. “Parabéns a todos os atletas”, disse. “Outro grande desafio será em conseguir o patrocínio necessário para levar esses seis atletas para o mundial na Dinamarca”, completou. “A equipe da ARCCA agradece à prefeitura de Ribeirão Claro pelo incentivo para com a Canoagem, se não fosse o convênio com a prefeitura não teríamos possibilidades de participarmos desses Campeonatos”, explicou. “Agradecemos imensamente ao prefeito Geraldo Mauricio Araujo por acreditar em nós e em nosso trabalho”, finalizou.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br