Política

Postado dia 25/03/2026 às 18:15:51

Vereador de Curitiba propõe ‘projeto anti-Erika Hilton’

Um projeto de resolução nomeado de “Projeto Anti-Erika Hilton” foi protocolado na Câmara Municipal de Curitiba pelo vereador Guilherme Kilter (Novo) com a finalidade de alterar o regimento interno da Casa para estabelecer que os cargos da Procuradoria da Mulher sejam ocupados exclusivamente por pessoas do “sexo biológico feminino”. 

A iniciativa surge no rastro da repercussão da eleição da deputada federal Erika Hilton para a presidência da Comissão da Mulher na Câmara dos Deputados, episódio citado diretamente na justificativa do texto como exemplo de “distorção conceitual”.

Diz o jornalista que Kilter argumenta que permitir a ocupação desses espaços por mulheres trans comprometeria a representação feminina, sob a justificativa de que “homens não experienciam todas as peculiaridades inerentes à vida feminina”, como maternidade e questões específicas de saúde.

Na prática, a proposta tenta fixar em norma interna um critério biológico para cargos voltados à pauta de gênero. A tramitação depende agora da coleta de, no mínimo, 13 assinaturas necessárias para que o texto seja formalmente pautado e debatido pelos vereadores de Curitiba. Por ora, três vereadores assinaram o projeto.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2026 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br