Veja Também -
Prefeituras do Paraná gastaram R$ 10 milhões com artistas gospel desde 2024
Lula sanciona criação do Pix Pensão e medidas voltadas às mulheres.
Rafael Greca será candidato à vice de Sandro Alex
Recorde de lucros deixa banqueiros satisfeitos com a política de Lula
Dos 38 vereadores de Curitiba, pelo menos 23 serão candidatos a deputado- Veja + Política
Política
Postado dia 15/09/2024 às 05:24:33
Candidato a vereador do Paraná é preso por relação com atos golpistas
A Polícia Federal prendeu em Cascavel (PR) o candidato a vereador da cidade de Céu Azul (PR) Marcos Geleia Patriota (Novo). Ele era procurado desde novembro por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
O que aconteceu
PF cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido há dez meses. A prisão foi noticiada pela GloboNews e confirmada pelo UOL.
Ordem de prisão foi emitida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Marcos Geleia Patriota é um dos três candidatos a vereador que disputam a eleição mesmo com ordem de prisão contra eles emitida por suposto envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Também são procurados pela PF os candidatos a vereador Locutor Henrique Pimenta (PRTB), de Olímpia (SP), e o pastor Dirlei Paiz (PL), postulante em Blumenau (SC).
Os nomes foram revelados pelo G1 neste sábado (14), a partir do cruzamento de dados de candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral com nomes que constam no Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões, que pertence ao Conselho Nacional de Justiça e reúne dados de ordens de prisão de todo o país.
Investigação por crime de associação criminosa e incitação ao crime. As ordens contra os três candidatos são de prisão preventiva, ou seja, uma prisão determinada antes de a pessoa ser julgada e condenada, por isso eles puderam registrar suas candidaturas.
Presidente do Novo critica investigação. O presidente do partido, Eduardo Ribeiro, disse que "não vai comentar prisões sobre inquéritos inconstitucionais, ilegais e sigilosos enquanto não tiver acesso aos autos". realidade




