Veja Também -
Postado dia 29/02/2012
Como prevenir dentes tortos, desde o nascimento do bebê
Dr. Rodney Yonegura, ortodontista |
Dentes e maxilares mal posicionados e “encavalados” prejudicam não somente a estética do sorriso e da face, mas também podem causar problemas mastigatorios , dor de cabeça, bruxismo ( ranger os dentes ou apertar), sensibilidade nos dentes e muitos outros transtornos.
Estes problemas atingem atualmente mais de 90% da população, mas nem sempre foi assim. È possível prevenir grande parte desses problemas ou pelo menos minimizar.
Algumas dicas de prevenção:
1- Se prestarmos atenção, os indígenas e aborígenes australianos, não tem dentes tortos e motivo principal é a alimentação rústica, ou seja, alimentos duros, secos e fibrosos estimulam o desenvolvimento dos maxilares e o bom alinhamento dos dentes.Portanto a alimentação deve ser o mais natural possível.
2- A prevenção começa no nascimento do bebê, pois, o recém nascido tem o queixo pequeno ( retrusão mandibular) e o aleitamento materno estimula o desenvolvimento dos maxilares e prepara os músculos para pode mastigar.
3- Evitar incentivar o uso de chupetas, dando preferência ás chupetas ortodônticas. Crianças que chupam o dedo devem ser conscientizadas e devem parar com este hábito por vontade própria, devido à dependência emocional em relação à sucção dos dedos.
4- Crianças que tem dificuldade de respirar pelo nariz devem consultar um médico otorrino ou fonoaudióloga para tratamento, nesses casos a tendência é a projeção dos dentes para frente.
5- Consultar um dentista a cada 6 meses para prevenir cáries, pois, a perda precoce dos dentes de leite causam o fechamento dos espaços para os dentes permanentes.
6- Mastigar sempre dos 2 lados para que o crescimento da face seja simétrico e evitar dormir com a mão em baixo do rosto, que pode causar mordida cruzada.
Essas são algumas dicas simples que podem prevenir ou minimizar grande parte dos problemas de mal posicionamento dos dentes e maxilares.