Amoreira

Postado dia 05/06/2011

Presidente do PPS usa discurso de Rui Barbosa como se fosse o autor

O presidente do PPS de São Sebastião da Amoreira, Clodoaldo Faustino, enviou um texto para o site Tribuna de Amoreira, dizendo ser “autor deste artigo” que, na verdade, contempla apenas pensamentos de Rui Barbosa e do Barão de Montesquieu.

Atuando como assessor da ex-prefeita e atual presidente da Câmara de Vereadores de Amoreira, Faustino pretende colocar seu nome para uma vaga no Poder Legislativo no próximo ano.

A primeira parte do texto em questão se refere a discurso proferido, em 1914, na tribuna do Senado Federal, pelo senador Rui Barbosa, que também há havia ocupado o cargo de Ministro da Fazenda no Ministério do Governo Provisório (1889-1891), presidido por Deodoro da Fonseca.

Já a parte final de seus escritos, a partir da menção de que “A Injustiça que se faz a um é ameaça que se faz a todos..”, é de autoria do político, filósofo e escritor francês Charles-Louis de Secondatt, ou simplesmente Charles de Montesquieu.  Autor  da Teoria da Separação dos Poderes, o também conhecido por Barão de Montesquieu  viveu entre 1689 a 1755.

A seguir o que traz o site Tribuna de Amoreira, de responsabilidade do radialista Chagas Balbino (Victoria FM, de São Sebastião da Amoreira), que atribui a Clodoaldo Faustino a autoria de discursos proferidos pelo senador Rui Barbosa e pelo Barão de Montesquieu:

Rui Barbosa

A JUSTIÇA É CEGA‏

Caro amigo Chagas Balbino

De tanto ver triunfar as nulidades, De tanto ver crescer as injustiças, De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude,e a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto". A Injustiça que se faz a um é ameça que se faz a todos. É preciso ir além da lei para que haja observância da lei; ir além do que é justo para que haja justiça.

FAUSTINO RUMO A 2012

O autor deste artigo é o Sr. Clodoaldo Faustino - Presidente do PPS de São Sebastião da Amoreira


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br