Cornélio Procópio

Postado dia 19/09/2013

Corredores de rua ganham popularidade e criam associação

João sapateiro, presidente da Acorrecop

de Laiz Auriglietti


Há cerca de cinco anos, quatro amigos decidiram inserir a caminhada na rotina diária. A caminhada já não era suficiente e logo a corrida tornou-se essencial. O grupo chamou a atenção e hoje conta com cerca de 70 membros. Foi assim que a Acorrecop – Associação dos Corredores de Rua de Cornélio Procópio – iniciou, conforme explica o presidente João Bezerra, 58 anos, sapateiro há 15 anos e um dos idealizadores da atividade.

Devido um problema de saúde, o médico indicou que João ‘sapateiro’, como é conhecido, inserisse a atividade física na sua rotina. “Como não tinha habilidade para o futebol e frequentar uma academia tinha um custo alto, minha alternativa foi às ruas. Comecei com uma caminhada rotineira, com mais quatro amigos, e hoje o grupo se consolidou. Minha saúde hoje é ótima. Tinha problemas para dormir e isso mudou totalmente. Quando corremos, sempre prestamos atenção se tem alguém por perto que está no mesmo ritmo para unirmos uns aos outros e tornar a corrida numerosa. É importante o companheirismo no início da caminhada como forma de incentivo diário”, explica.

Segundo João, há pouco mais de três meses, os corredores sentiram a necessidade de formar uma associação. A formação da associação veio da necessidade de uma ajuda de custo para o grupo. A secretaria municipal de esporte já se mostrou receptiva em colaborar financeiramente e, inclusive, no que diz respeito à divulgação. “E para fazermos parte desta fatia do orçamento do município que existe destinada ao esporte, é preciso uma diretoria formada e registrada. Aparecem pessoas no grupo que não tem, por exemplo, um tênis adequado para caminhada. Às vezes, alguém do grupo faz a doação de um par usado, propiciando também um incentivo a este corredor. A ideia é termos um caixa da própria associação para cobrir gastos desta natureza”, salientou.

Mário Guilhem, membro do grupo há um ano e meio, é engenheiro químico e professor na Uenp –

Parte do grupo em corrida em Nova América da Colina

 Universidade Estadual do Norte do Paraná. Para ele, A Acorrecop é como sua segunda família “Fui convidado para participar de uma corrida promovida pelo Sesc em Apucarana. Depois disto não perdi mais nenhum evento promovido pelo Sesc na nossa região. É muito gostoso o ambiente que o pessoal cria, não tem como ficar de fora deste agradável grupo. Se você fizer esta pergunta a cada um dos membros da Acorrecop, com certeza irá obter respostas diferentes, pois cada um corre por razões distintas. No meu caso particular, correr é um coisa prazerosa e serve para aliviar o estresse do dia-a-dia. E existem alguns efeitos colaterais muito interessantes, como aumenta a disposição para realizar as atividades diárias, perda de peso, dentre outras. É um ambiente muito agradável, onde corremos, suamos e nos divertimos juntos”, ressaltou.

Os percursos de 10 quilômetros da Acorrecop são semanais, as segundas, quartas, sextas-feiras e domingos, com início por volta das 19h na praça botafogo. O grupo também faz corridas em trilhas e estradas rurais, com o intuito de adquirir mais resistência e descobrir novos caminhos. “Temos no grupo médicos, dentistas, advogados, pedreiros, professores, dentre outras profissões, mas quando colocamos nosso uniforme e vamos às ruas, todos são iguais. É um vício valioso e a consolidação de uma amizade satisfatória. Hoje me sinto realizado com o que tenho capacidade de fazer”, concluiu João. Para ingressar no grupo é preciso apenas dirigir-se aos pontos de encontro semanais e levar consigo foco, força de vontade e metas, acrescentou o presidente da associação. 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br