Cornélio Procópio

Postado dia 18/09/2013

Acidentes de trabalho crescem cinco vezes

da Folha de Londrina

O número de acidentes de trabalho no município cresceu cinco vezes mais nos primeiros sete meses deste ano se comparado com o mesmo período de 2012. Pelo menos é o que indicam os dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), quanto ao total de auxílio-doença por acidente de trabalho concedido com base em Comunicados de Acidentes de Trabalho (CAT’s). Entre janeiro e julho do ano passado, foram atendidas 26 solicitações contra 133 no mesmo período de 2013.

 A chefe da Seção de Atendimento da Gerência Regional do INSS de Londrina, Lívia Coloniezi, que centraliza os dados de Cornélio Procópio e outras cidades da região, explica que a liberação dos auxílios-doença acidentário só é realizada pelo INSS se o trabalhador apresentar o CAT e seu afastamento das atividades for superior a 15 dias.

 Segundo o INSS, o total de acidentes de trabalho pode ser ainda maior porque muitos nem chegam a serem comunicados às agências da Previdência Social. As CATs também são usadas para comunicar doenças adquiridas em função do trabalho. 

Para ela, o aumento na liberação de CAT’s em Cornélio Procópio pode ser indício de que os acidentes estejam ocorrendo em maior número no município, no entanto é preciso levar em conta que também houve um aumento no número de peritos atuando na avaliação da saúde dos trabalhadores. 

O presidente da associação comercial e empresarial de Cornélio Procópio (Acecp), Celso Marin, diz que teve acesso aos números no mês passado e considera o aumento espantoso, por isso, já tem realizado reuniões com diversos sindicatos, pedindo por uma maior conscientização, tanto de trabalhadores quanto de empregadores, além de treinamento adequado aos funcionários. 

Para Marin, o crescimento de registros deste tipo de benefício não se deve apenas ao número maior de peritos, mas também ao crescimento do setor da construção civil. Marin aponta que hoje Cornélio conta com cerca da 1,5 mil obras em andamento, entre pequenas e grandes construções, o que representa um crescimento de 30% a 40% deste mercado, com relação ao ano passado, ampliando assim os postos de trabalho.

Apesar do cenário negativo, a Acecp ainda não discutiu a possibilidade de trabalhos mais efetivos como palestras ou treinamentos.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br