Santo Antônio da Platina

Postado dia 29/07/2013

Moradores exigem retirada de lixão e prometem protesto

do Tá No Site

Moradores do Jardim Monte das Oliveiras, em Santo Antônio da Platina, exigem providência urgente para a situação de um lixão existente na rua Pedro Levatti Neto, em frente à capela Cristo Rei. O local que inicialmente receberia apenas galhos e entulhos se transformou num depósito de lixo dos caminhões de coleta da prefeitura e também de alguns moradores.

Na manhã deste domingo, 28, um morador colocou fogo para limpar o mato de um terreno baldio nas proximidades, mas as chamas se alastram e atingiram o lixão. Por conta da grande quantidade de galhos secos e material inflamável, o fogo ganhou proporções e uma cortina de fumaça tomou conta do bairro. O Corpo de Bombeiros foi chamado e, mesmo utilizando quatro mil litros de água não conseguiu conter as chamas, que até o início da noite ainda queimava galhos, pneus, sacos plásticos e outros materiais inflamáveis.

Algumas pessoas com problemas respiratórios passaram mal e tiveram que deixar o bairro por conta da fumaça tóxica. Para o aposentado João Batista Martins, 72, que reside no jardim Monte das Oliveiras há mais de 15 anos, a culpa é da prefeitura. “Quem deveria dar o exemplo é o primeiro fazer errado. Todos os dias vários caminhões da prefeitura com lixo são descarregados aqui. É uma vergonha! Se não resolverem o problema de vez, nós faremos uma manifestação em frente à prefeitura.”, garantiu.

O autônomo Levi Lopes, 40, contou que até o padre, durante a última missa na capela, pediu a mobilização da população para a retirada do lixão do bairro. “O padre pediu para a população fazer um abaixo assinado pela retirada do lixão. Cadê o IAP para fiscalizar esta situação? Não é proibido por lei descarregar lixo na área urbana?”, questionou.

No início deste ano o departamento do Meio Ambiente Municipal foi comunicado sobre o problema e prometeu uma solução rápida para a destinação do lixo. No entanto, nenhuma medida foi tomada até agora.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br