Ribeirâo do Pinhal

Postado dia 16/07/2013

Tina Toneti participa da conferência intermunicipal de cultura

Nadir, Tina Toneti, Dartagnan e Lúcia Helena

diretora Narda Helena, de Ribeirão Claro

Tina e Fernando Sabchk, de Ribeirão do Pinhal

do Tá Na Cidade

A secretária parlamentar e ex-prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, participa, que representa o deputado federal Ângelo Vanhoni, esteve participando da 1° Conferência Intermunicipal de Cultura dos municípios de Ribeirão do Pinhal, Abatia e Jundiaí do sul.
A conferência foi realizada no dia 11 de julho, no centro Cultural na cidade de Ribeirão do Pinhal, e contou com os Eixos temáticos para Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção simbólica de Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; Cultura como Desenvolvimento Sustentável.
Todos esses eixos são alicerces da III Conferência Nacional de Cultura para serem discutidos nas fases municipais, intermunicipais e estaduais para tirarem as diretrizes a serem levadas na fase nacional.

O evento contou com a presença da Vice-prefeita de Ribeirão do Pinhal, Nadir Sara Melo Fraga Cunha; do Prefeito de Ribeirão do Pinhal Dartagnan Calixto Fraes; Secretária de Educação e cultura de Ribeirão do Pinhal, Lúcia Helena Nogari Moreira; Diretor de Cultura de Ribeirão do Pinhal, Fernando Sabchk Moreira; Narda Helena Joroski, Diretora de Cultura de Ribeirão Claro e Presidente da 15° Regional de cultura do Paraná; Danilo da Silva Torre Grossa, mestre de cerimônia; Aliandersan Alves BArbosa Secretária de Educação e cultura de Abatiá; Rosemary Camargo de Andrade, Diretora de Educação de Jundiaí do Sul; Fernanda Aline Andrade Diretora de Cultura de Jundiaí do Sul entre outros militantes da cultura regional.

Para o prefeito anfitrião, Dartagnan Calixto Fraes, as conferências são muito importantes para a democracia acontecer de verdade, é a voz direta do povo na realização das políticas públicas.

Tina salientou que fica satisfeita em representar o Dep. Ângelo Vanhoni nas conferências municipais do norte pioneiro, porque ele é um deputado comprometido  com a Cultura, especialmente com a cultura do povo paranaense. E já milita para que os eixos da III Conferência de Cultura aconteça há muito tempo.

“Vanhoni inclusive, foi um dos articuladores para a elaboração e votação do Sistema Nacional de Cultura enquanto presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Cultura da Câmara Federal. E ainda, me coloquei à disposição, em nome do Vanhoni, para os prefeitos, diretores de cultura, agentes culturais, enfim, todos que militam nessa área na nossa região, em prol de todos os pleitos federais, neste ato, especialmente os da cultura”, destacou Toneti.

Jacarezinho se tornou referência da cultura regional, ainda mais quando os investimentos em cultura passaram sempre, durante todas as 2 gestões, entre 1 e 2% do orçamento geral do município.

Tina criou o Fundo municipal de cultura, com a volta do Carnaval de rua, criação do festival de teatro - Encena, a volta do Fejacan, do salão de artes plásticas e a criação do Festival Gospel. Todos esses eventos eram dentro do fundo municipal de cultura.

Já com o orçamento fora do fundo de cultura, houve a criação das oficinas permanentes de cultura: com aulas de artes gratuitas para crianças no tempo integral e comunidade em geral. Foi realizada também a I conferencia municipal de cultura de Jacarezinho com a implantação do conselho municipal de cultura; editais de cultura para projetos individuais dos agentes culturais com cunho de aplicação pública; criação da banda municipal de música e fanfarra municipal, bem como de parcerias com o Sesc, UENP e outras entidades para fomentar a cultura local.

A construção da Biblioteca Cidadã em parceria com o governador Requião foi outro marco na história dos investimentos em cultura.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br