Norte do Paraná

Postado dia 08/10/2024 às 12:36:36

Inconformada com derrota, oposição em Assaí quer judicializar eleição

Grupos derrotados para prefeito em Santa Cecília do Pavão e São Sebastião da Amoreira foram, logo nas primeiras horas, publicamente felicitar aos eleitos pela vitória no domingo (06).

Já em Assaí (PR), a oposição tem decidido recorrer aos tribunais alegando possíveis irregularidades no pleito. E a história de repete, como se viu em eleição passada.

Ligado ao ex-prefeito Luiz Alberto Vicente (PL), o Mestiço, o advogado Benedito da Silva Júnior disse que está montando um dossiê com vídeos, fotos e documentos para embasar supostas denúncias de crimes eleitorais.

Segundo ele, "saudações, munícipes de Assaí. Acompanhei as eleições de domingo e tenho bastante material para analisar. Estou montando um dossiê para entrar com notícias de crimes eleitorais e respectivas ações para dar andamento," declarou o causídico. Ele destacou que há muitas condutas a serem apuradas, com indícios de abuso de poder econômico e boca de urna, especialmente no colégio Carrão, onde o prefeito e sua equipe foram vistos distribuindo bottons e santinhos.

Ele afirmou que seu compromisso é com o povo de Assaí e, principalmente, com o funcionalismo público, relatando que ouviu diversos servidores se sentindo oprimidos. "Vou protocolar essas ações ainda esta semana e aguardo enérgicas providências da Justiça Eleitoral. Acredito que ele possa até ser diplomado, mas pela minha análise, pode ser cassado," concluiu.

Sensacionalismo judicial 

Ao produzir tal vídeo, aquele profissional do Direito também não teria agido conforme recomenda o Estatuto da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Código de Ética e Disciplina da OAB. Tais normas estabelecem o sigilo profissional, de manter a confidencialidade das ações que está planejando), de forma a evitar prejuízos ao cliente, a partir do anúncio antecipado de alguma ação judicial.

Princípios da ética profissional também visam evitar sensacionalismo, de tentativa de atrair atenção indevida, como tal vídeo divulgado entre correligionários de Luiz Mestiço, cônjuge da candidata a prefeita derrotada Beka (PRD).

De acordo com a OAB, a profissão de advogado exige uma conduta que preserve a integridade e dignidade, evitando comportamentos que possam ser interpretados como autopromoção inadequada, a exemplo de tal vídeo com fins eleitoreiros.

Confira a seguir:


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br