Norte do Paraná

Postado dia 06/10/2024 às 22:57:11

Tuti Bomtempo é eleito prefeito de Assai pela quarta vez

Com 4.524 votos (48,73%) obtidos nas urnas desse domingo (06), o atual prefeito Michel Ângelo Bomtempo (PSD), o Tuti, irá comandar o município de Assaí, no Norte do Paraná, pela quarta vez. 

Tuti Bomtempo derrotou Ildeney Molin Vicente (PRD), a Beka, que conquistou 3.924 votos (42,27%).

Também participaram da disputa, o ex-vereador Antônio Menegildo Gavião Manoel (MDB), com 516 votos (5,56%), superando ainda o engenheiro civil Eduardo Guadagnin (PT), com 174 votos (1,87%), e o empresário do agronegócio Isaías Fidélis (PL), com 145 votos (1,56%).

As urnas consolidam Tuti Bomtempo como a maior liderança política da história de Assaí. O currículo traz então experiências como vice-prefeito (2001/2004) e agora com o quarto mandato à frente do Poder Executivo (eleito em 2004, 2012, 2020 e 2024).

Em sua primeira incursão na vida político-partidária, Beka teve bom desempenho nas urnas desse outubro de 2024. Ao lado do concorrente a vice-prefeito, ex-vereador (2004/2008) Alaor Eusébio dos Santos, ela havia partido para o embate após o esposo, o ex-vereador e ex-prefeito Luiz Alberto Vicente (PL), o Mestiço, ter sido barrado, em suas pretensões, pelo Partido Liberal.

Os liberais protagonizaram umas das principais polêmicas desse pleito. Bancada composta pelos vereadores Adenilson Wagner Felipe, o Turkinho, Alessandro Cezar Torquato, Carlos Júnior da Silva, Clésio Carlos Cruz e Rafael Gouveia Greca, o grupo dizia que dali sairia o candidato a prefeito por aquela legenda.

No entanto, decidiram filiar Luiz Mestiço, com o acordo de que o candidato do PL seria escolhido por meio de pesquisa - entre o ex-prefeito e o vereador Alessandro Torquato.

O grupo acabou rachando, com convenção partidária indicando coligação com o PSD, do prefeito reeeleito Tuti Bomtempo, e o vereador Rafael Greca (PL), o agora vice-prefeito eleito em tal chapa.

Ainda que oficialmente em coligação com o PSD, vereadores do PL decidiram não aderir à campanha de Tuti Bomtempo.

O ex-vereador Gavião participou na maratona eleitoral sem um grupo de vereadores.

Com nomes com pouca expressividade, petistas da turma de Eduardo Guadagnin não tiveram votos suficientes para conquistar uma cadeira na Câmara Municipal.

Situação semelhante ocorreu com o PP de Isaías Fidélis, que esteve no páreo em meio a embate judicial. Ele teve impugnado seu registro de candidatura pela 35ª Zona Eleitoral de Assaí, decisão confirmada pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná).


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br