Veja Também -
- Quando um jovem vai parar atrás das grades, perde também a sociedade
- Candidato a vereador de Assaí é preso com 100 quilos de droga no Oeste do Paraná
- Descubra a Central Armarinhos, Papelaria e Presentes, de Assaí
- Dr. Hermes Janesch: um médico a serviço do povo de Assaí
- Em política, admiração e respeito não se compram
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 04/09/2024 às 05:13:48
Criador do conceito de Smart City faz visita técnica a Assaí e Curitiba
Criador do conceito de Smart City faz visita técndor do Intelligent Community Forum (ICF), John Jung, chegou a Curitiba na segunda-feira (02), para avaliar a cidade antes da eleição da comunidade mais inteligente do mundo. A capital paranaense é uma das sete finalistas ao prêmio, que será entregue em novembro em Barcelona, durante o ICF Global Summit.
Já na quinta e sexta-feira (dias 5 e 6), Jung estará em Assaí, no interior do estado, que também concorre ao título em 2024.
As duas cidades paranaenses são as únicas da América Latina na lista deste ano.
O ICF é uma das mais importantes instituições do mundo dedicadas ao desenvolvimento econômico a partir do conceito de comunidade inteligente, que descreve localidades que utilizam a tecnologia e a inovação para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, promover a sustentabilidade econômica e ambiental, e fortalecer a inclusão social. Jung é o responsável pela criação do conceito, bem como o de “smart city” (“cidade inteligente”) na década de 1980.
Há quatro anos consecutivos, Curitiba figura no Top 7 do ICF. Nos dois primeiros, a visita técnica, parte integrante do processo de eleição da comunidade mais inteligente do mundo, foi realizada de forma virtual. Em 2023, um dos representantes da instituição esteve na cidade para a avaliação. Neste ano, foi a vez do seu fundador vir conferir os projetos de inovação aplicados ao bem-público promovidos pela cidade, que recebeu elogios já no primeiro dia da visita, que aconteceu na segunda-feira (2).
O projeto do Bairro Novo do Caximba, que prevê, até o fim de 2025, a reconfiguração total da Vila 29 de Outubro, foi um dos que mais impressionaram Jung. Tido como o maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba, o Bairro Novo do Caximba vai entregar mais de 1.100 novas moradias para a população local e regularizar outras 546, beneficiando 1.693 famílias que habitam a área de invasão iniciada em 2010 na interseção dos rios Barigui e Iguaçu, no sul da cidade.
A área também está sendo transformada com novo planejamento urbano, criação de infraestrutura de saneamento e energia, um corredor ecológico e um imponente parque linear. O programa, avaliado em mais de R$ 38 milhões, tem financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento.
Um dos principais objetivos do ICF é identificar iniciativas que se destaquem como modelos de transformação econômica e social. A definição das comunidades mais inteligentes do mundo, que teve início em 2002, destina-se a reconhecer e divulgar projetos locais que promovam mudanças positivas e impactantes para as comunidades.