Norte do Paraná

Postado dia 26/10/2021 às 19:41:32

Estudantes se dedicam ao levantamento de aves do norte paranaense

Na pequena Bandeirantes, cidade no norte do Paraná, as aves locais ganharam atenção dos jovens estudantes de biologia, Lucas Cordeiro e Roberta Busato: há três meses a dupla deu início ao levantamento da avifauna do município.

A ideia - que se tornou projeto de conclusão de curso da graduação; surgiu do interesse ao estudo das aves. "Eu comecei a me interessar pela ornitologia aqui na faculdade, já o Lucas sempre teve esse carinho pela observação. Juntamos essa paixão pelas aves com a vontade de descobrir as espécies que ocorrem na região e divulgar esse conhecimento com as pessoas que vivem aqui", comenta Roberta.

Durante as saídas a campo, que começaram em julho deste ano, a dupla já registrou 85 espécies. "Estamos fazendo o monitoramento em duas áreas distintas: eu observo na região do campus, onde tem os prédios, e a Roberta registra as espécies em uma área mais afastada. A ideia é levantar as aves em diferentes áreas de vegetação na Universidade", explica Lucas, que entre os flagrantes destaca o encontro com o urutau (Nyctibius griseus). "Eu sempre pesquisava sobre ele em livros e na internet, foi muito legal vê-lo de perto e ainda poder fotografar", diz.

Já para Roberta o momento mais emocionante foi o registro do mocho-dos-banhados (Asio flammeus), coruja de ampla distribuição encontrada desde a Bahia e Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, além do norte de Roraima. "O falcão-de-coleira (Falco femoralis) também foi marcante. Até então a ave não tinha sido registrada na cidade", destaca.

 

A lista conta ainda com pica-paus, beija-flores, tucanos e outras aves de rapina. "Está sendo muito legal realizar esse projeto e descobrir a diversidade de espécies que vivem aqui na cidade. Esperamos que esse levantamento desperte nas pessoas a vontade de observar e se conectar com a natureza", comenta Roberta que, junto ao parceiro de estudos e com orientação dos professores Diego Resende Rodrigues e Paula Guarini Marcelino, irá disponibilizar à população local um guia com todas as espécies monitoradas durante a pesquisa.

"Depois que finalizarmos o levantamento vamos criar um manual bem didático para que a população conheça detalhes da vida silvestre. As aves dizem muito sobre a vegetação e a natureza local, por isso, ao ler sobre elas, descobrimos várias outras coisas", completa Lucas.

Enquanto o guia não fica pronto, os futuros biólogos compartilham as descobertas nas redes sociais com fotos e informações sobre as aves. "Foi a maneira que encontramos para aproximar as pessoas da natureza", finaliza.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br