Norte do Paraná

Postado dia 31/07/2021 às 18:17:04

Concursos escolares motivam professores, alunos e suas famílias

A adesão de estudantes a concursos escolares é prova de que iniciativas assim devem seguir por edições ilimitadas e serem acolhidas como referéncias por promotores e educadores. Um verdadeiro incentivo, Olimpiadas de Redação Matemåtica, concursos de desenhos, pinturas e poesias säo exemplos de ações que movimentam a comunidade escolar e incentivam alunos a investir em habilidades, assim como se sentirem valorizados graças ao reconhecimento conquistado. Nas Artes ou em Ciências eleitas como as favoritas, é fato que os certames, independentemente de sua dimensäo, são atrativos, despertam ideias e talentos.

O Concurso de Charges da Folha de Londrina é uma referéncia nas escolas de Londrina e região. O aluno Ailton Michel Alves de Paula do 5° ano da Escola Municipal Rotary Club, localizada em Assaí, foi o vencedor do IV Concurso de Charge da Folha Cidadania, realizado em 2019 com tema: Rede Social X Saúde...E Agora? Ao todo o concurso reuniu 900 charges de estudantes do 5° ano de Assaí, Jataizinho, Cambé e Londrina. Em 2020, em função da pandemia, o concurso de charges não foi realizado, mas deverá voltar às escolas este ano.

Do ponto de vista da diretora da unidade escolar, Jessica Temistocles Rodrigues, 39
anos, os concursos são motivadores. "E notável como os alunos ficam empenhados e
damos todo o apoio". Com 100% de participação, a escola que possui 161 alunos
do P5 ao 5° ano do Ensino Fundamental, já considera uma tradição a participação
atividades que atividades que estimulem o desenvolvimento e colaborem para a
formação.

Para comemorar seus 89 anos, Assaí lançou o 1° concurso "Nossa História, Nossa Cidade". A aluna Ana Luiza Bertolla Alves, de 5 anos, do nível 5, foi a grande vencedora. A proposta era elaborar uma colagem e Ana escolheu homenagear um ponto turístico da cidade, o Memorial da Imigração Japonesa, inaugurado em 2018. "Cria-se uma agitação entre alunos, pais e professores e com a pandemia os alunos compartilhavam suas produções por meio de fotos e vídeos". Segundo a diretora, os concursos são interdisciplinares e fazem todos pensar. Nesse caso da cidade de Assaí, História, Geografia, Cultura, Conhecimentos Gerais, podem ser citados.

Na escola Municipal Princesa Isabel, localizada em Jataizinho, o interesse em competições escolares é uma prática. De acordo com a coordenadora da escola , Gislaine Pereira da Silva, 39 anos, os 224 alunos ficam motivados independentemente de qual é o prêmio. Assim que algum concurso é lançado, a sinergia é vista de longe. "Os professores trabalham com os estudantes projetos, fazem pesquisa sobre o tema e há toda uma preparação para que consigam explorar ideias e entram no assunto com profundidade", relata.

Veja Fotos


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br