Andirá

Postado dia 19/09/2013

Richa inaugura Centro de Referência de Assistência Social, o Creas

O governador Beto Richa inaugurou nesta quinta-feira (19) o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a nova unidade de saúde de Andirá, no Norte Pioneiro. “São obras de forte cunho social, que se refletem diretamente no atendimento às famílias, principalmente as de menor renda, que precisam do apoio do poder público para melhorar terem uma vida melhor”, disse o governador, no evento com o prefeito José Ronaldo Xavier e a população de Andirá. 

Já está em licitação a obra de construção de uma unidade de saúde em Itambaracá e, ao cumprir a agenda no Norte Pioneiro, Richa anunciou a construção de unidades, também, em Barra do Jacaré e Cambará. Em Abatiá, o destaque foi a pavimentação de vias em bairro onde moram cerca de 200 famílias. “Nenhum governo se justifica se não produzir ações para melhorar a vida das pessoas”, afirmou o governador. 

Richa destacou o compromisso do seu governo de investir no Norte Pioneiro. “A região já foi o portal de entrada do progresso do Paraná e nos últimos anos não foi devidamente assistida pelo governo estadual. Estamos resgatando essa dívida”, disse ele. 

REDE DE PROTEÇÃO - Construído pelo governo estadual, em parceria com o município, o novo Centro de Referência de Assistência Social de Andirá tem capacidade para atender até 2.500 famílias referenciadas. A unidade já está atendendo a 750 famílias por mês. 

O CRAS, que é gerido pelo município, é considerado a porta de entrada das famílias à rede de proteção e assistência social, pois é na unidade que se realiza o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Elas recebem atendimento para fortalecer os vínculos familiares, ter acesso a benefícios sociais e assim promover a melhoria na sua qualidade de vida. 

O recurso para a construção do CRAS é do Fundo Estadual de Assistência Social, liberado por deliberação do Conselho Estadual de Assistência Social, em parceria com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. A ampliação da rede de CRAS faz parte da nova política estadual de assistência social. Atualmente, existem 547 Centros em funcionamento no Paraná. 

MAIS INVESTIMENTOS – No encontro com o prefeito José Ronaldo Xavier, o governador Beto Richa confirmou mais ações para Andirá, como o recape asfáltico e obras de reparos em escolas estaduais, ambos já em processo de licitação. 

Andirá recebe R$ 450 mil do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM). O dinheiro é a fundo perdido e a população decidiu usá-lo em recape asfáltico de ruas da cidade. 

O prefeito José Xavier ressaltou a importância do CRAS e da nova unidade de saúde afirmou que infraestrutura viária é, também, uma prioridade no seu município. Ele disse que Andirá já recebeu viaturas para a polícia, carros para a saúde, ônibus, recursos para calcário agrícola para compra de diesel (para melhoria de estradas rurais). “Tudo isso é para ajudar a melhorar a vida da população”, afirmou Xavier. 

Estão em andamento obras da Copel para melhoria da rede de energia e obras de reparo em outros colégios estaduais. 

Também está sendo investido R$ 1,4 milhão em reparos e manutenção de rodovias da região. Os projetos habitacionais em andamento ou já com projetos confirmados atendem a 105 famílias de Andirá. 

O município recebe recursos mensais para a vigilância em saúde (combate a dengue, enfrentamento da gripe, vacinação, saúde do trabalhador) e já recebeu uma ambulância do governo. 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br