Cambará

Postado dia 13/09/2013

Prefeito de Cambará defende curso de Medicina em Santo Antônio

O prefeito João Mattar Olivato (PSB), de Cambará, que é a sexta maior cidade do norte pioneiro do Paraná, defende a implantação de um curso de Medicina no município de Santo Antônio da Platina.

Segundo ele, na próxima segunda-feira, 16 de setembro, mais de 20 prefeitos da região devem se reunir, em Curitiba, com o deputado federal Nelson Padovani (PSC), para defender aquela proposta.

Durante solenidade de comemoração dos 10 anos do Núcleo Regional de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina, nesta sexta-feira, 13, o prefeito de Cambará defendeu ainda que a região deve ser reconhecida como  "o ramal do desenvolvimento, de um povo que acredita em dias melhores, não mais como da fome como acontecia antigamente". A seguir principais trechos da entrevista concedida ao site Revelia:

Revelia: Dos 45 municípios do norte pioneiro, Cambará está entre os que mais cresce. A que o senhor atribui esse desenvolvimento?

João Matar: Atribuímos isso à vontade de norte pioneiro, de seu povo, a vontade de crescer, a vontade de trabalhar do paranaense. Atribuímos isso às empresas, às indústrias que se encontram em Cambará. O município de Cambará é privilegiado, o povo é batalhador, que acredita, que luta, tem objetivo. Esse é o nosso maior potencial, e nos acreditamos que só consegue atingir o objetivo aquele que tem fé, aquele que faz com que a coisa aconteça. E é isso que nós políticos temos que ter: fé.

Revelia: Em época que se fala muito em queda de repasse do governo federal, como o município avançar nesse cenário?

João Matar: Com toda dificuldade que encontra os municípios, os prefeitos, nós temos ido buscar o incentivo ao município, através do governo federal, do estadual. Prefeito que fica parado não consegue atingir o objetivo que é melhorar a qualidade de vida da população e é o que nós fazemos: buscamos. Você só consegue abrir as portas indo até ela. É o que nós temos feito aqui em Cambará, buscando incentivos para o município desenvolver de uma forma real.

Revelia: Na condição de gestor público, como tem sido a participação do senhor nesse processo de desenvolvimento?

João Matar: Também quero lembrar que sou presidente do Cisnorpi e prefeito de Cambará. Então na segunda-feira agora, junto com o deputado Nelson Padovani, mais 20 e poucos prefeitos lá em Curitiba, reunidos para trazer para o norte pioneiro, especificamente aqui para Santo Antônio da Platina, a tão sonhada universidade de medicina, Por que? Porque nós não podemos mais levar o povo daqui, do norte pioneiro, só para centro grande para ser atendido. Nós temos que trazer a saúde para cá, e fazer com que a população tenha saúde. Não adianta você ter casa, ter emprego e não ter saúde. Por que nós vamos nessa reunião? Firmar o compromisso em instalar aqui em Santo Antônio e estamos tendo todo o incentivo do prefeito Pedro Claro para trazer essa universidade para dar saúde ao norte pioneiro.

Revelia: Além da questão da oferta de saúde, qual o impacto econômico e desenvolvimento humano da implantação desse curso de Medicina para o norte pioneiro?

João Matar: Antigamente se dizia que se construía uma igreja e saia um município em volta, Hoje se constrói uma faculdade e você tem o desenvolvimento, traz a melhoria. No caso de uma universidade de medicina, vai atender aqui todo o norte pioneiro, abrangendo todos os municípios da região. Então o cidadão vai poder ter uma saúde melhor junto ao Hospital Regional. E é o que nós temos que fazer: buscar isso para o norte pioneiro. Nós temos que ganhar aquilo que perdemos, ganhar o tempo que foi jogado para trás. Correr atrás para que o norte pioneiro não seja  reconhecido lá fora, como era antigamente, como o ramal da fome, mas como o ramal do desenvolvimento, de um povo que acredita em dias melhores.

PARA SABER MAIS:

População do norte pioneiro é de 543.041 habitantes, em 2013


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br