Uraí

Postado dia 25/08/2013

Festival de Bon Odori recebe grupos de cidades visitantes

assaienses também vão a festival

Grupo Hokari, de Londrina

de Márcia Panfieti

Nesta noite de sábado (24/08), foi realizado no  Templo Budista de Uraí, o Bon odori, organizado pelo  grupo da ACEU ( Associação Cultural e Esportiva de Uraí), que  contou com a participação de grupos vindos de Londrina, Bandeirantes, Ibiporã, Cornélio Procópio e Assaí.

O Bon Odori  é uma expressão da milenar da cultura japonesa, que reverencia  os  antepassados, tanto na parte religiosa/espiritual (bon) quanto na parte festiva (odori). As lanternas acesas  representam a sabedoria desses antepassados. Desta forma, o Bon Odori é a expressão da alegria e da paz entre a terra e o céu. Segundo Mário Shibukawa, o festival é realizado sempre no mês de agosto em Uraí.

O que é o Bon Odori?

Conta-se que o Bon Odori surgiu com um discípulo de Buda, chamado Mokuren. Com uma força de inspiração extraordinária, Mokuren tornou-se capaz de ver qualquer recanto do mundo, descubrindo sua falecida mãe no mundo das trevas. Triste, procurou por Buda no intuito de salvá-la.

Para Buda, o recurso seria reunir todos os monges para fazer a maior oferenda possível. Feito isso, a mãe de Mokuren foi salva e renasceu no mundo da paz. Feliz, Mokuren inicia a dança que se transformaria no que hoje é conhecida como Bon odori, expressão de alegria e paz. (http://www.anbgkaikan.com.br/bon_odori/bon_odori.html)

A comunidade uraiense agradece a todos pela participação e o Grupo Hokari, da cidade de Londrina, deixa aqui o seu endereço eletrônico. Conheçam  mais  sobre o Bon odori e  a Matsuri dance: http://hikarilondrina.com.br/

PARA VER TODAS AS FOTOS DESSE EVENTO, CLIQUE AQUI


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br