Jacarezinho

Postado dia 24/08/2013

Jacarezinho sedia Conferência Regional da Assistência Social na terça

Representantes dos 23 municípios do Norte Pioneiro participam terça-feira (27), em Jacarezinho, da X Conferência Regional da Assistência Social. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS). Todos os municípios da regional da SEDS/Jacarezinho já realizaram as conferências municipais e elegeram os representantes para a fase regional, que acontece no Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

O evento terá o objetivo de analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado. Segundo o chefe regional da SEDS, Antônio Carlos “Tomate” de Almeida, várias propostas também eram debatidas entre os representantes de cada município.

Tomate explica que a principal proposta é a de debater o tema central da conferência, que é a gestão e o financiamento na efetivação do SUAS. “Também vamos referendar os delegados governamentais e da sociedade civil eleitos nas municipais para a Conferência Estadual de Assistência Social conforme quantitativo estabelecido pelo Conselho Estadual de Assistência Social e eleger e referendar os delegados governamentais e da sociedade civil à Conferência Nacional da Assistência Social, conforme vagas definidas pelo CEAS e CNAS e critérios de divisão previstos no regulamento da Conferência Estadual da Assistência Social”, explica.

Além disso, a Conferência Regional vai deliberar pela aprovação das recomendações e propostas que comporão o relatório final da conferência regional o qual será encaminhado ao Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS).

Para se debater o tema, os conferencistas vão se dividir, participando de seis eixos temáticos: O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Gestão dos Benefícios; e Regionalização.

Além de coordenar as conferências municipais e regional, a SEDS também promoveu recentemente um encontro de capacitação entre assistentes sociais de todos os 23 municípios que integram a regional de Jacarezinho. O treinamento debateu o tema “Atuação Interdisciplinar do Serviço Social e da Psicologia no Suas”. Na oportunidade, a psicóloga Paula Matoski Butture, conselheira do Conselho Regional de Psicologia (CRP) falou sobre o Trabalho Interdisciplinar no SUAS: A Perspectiva da Psicologia.

Programação — A X Conferência Regional da Assistência Social acontece terça-feira, dia 27, das 8 às 17hs30, no anfiteatro do Centro de Letras, Comunicação e Artes (antiga Fafija), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (rua Padre Mello, 1200), com o credenciamento dos participantes.

Às 9 horas acontece a abertura oficial do evento, seguido da leitura e aprovação do Regimento Interno. Às 10 horas acontece palestra magna, que será dividida também com apresentação das ações da SEDS e temário. Às 10hs45 iniciam-se os debate e, em seguida, iniciam-se os trabalhos em grupo para elencar as recomendações em ordem de prioridade.

À tarde, a partir das 13hs30 os trabalhos são retomados para formação dos para elaboração das novas propostas da regional. Às 15hs30 serão eleitos os delegados para a Conferência Nacional e, às 16 horas será realizada a plenária final, dividida em aprovação dos trabalhos dos grupos e referendo dos delegados para estadual e nacional. O evento termina às 17h30.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br