Cambará

Postado dia 02/08/2013

Cambará, Andirá e Itambaracá recebem moradias rurais

Nelson Peres, na colheita, e a nova casa
João Gianini e Sebastiana, em Itambaracá

Pequenos agricultores de Cambará, Andirá e Itambaracá, no Norte Pioneiro, receberam nesta sexta-feira (2) as chaves da casa própria. São 33 famílias que vão continuar a produzir em suas propriedades, sem precisar deixar o campo para melhorar de vida.

As moradias foram construídas pela parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), do Governo do Estado; Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades, do Governo Federal; e prefeituras. “Caminhamos a passos largos para cumprir a meta estabelecida pelo governador Beto Richa, de atender 110 mil famílias, em quatro anos, com moradia digna”, disse o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche.

O casal João e Sebastiana Gianini, de Itambaracá, comemorou a mudança para a nova casa. “Entramos na casinha antiga em 20 de janeiro de 1956, ela nos serviu por muito tempo, mas agora está tudo melhor. Já juntamos parentes para comemorar. Agora estamos morando de verdade”, disse o produtor. Além do casal, mais nove famílias do município receberam as chaves da nova moradia.

ANDIRÁ – “Morei minha vida inteira nessa casinha. Aos pouquinhos estamos comprando mobília nova e quero comemorar meus 53 anos, neste mês, no meu novo cantinho”, contou o pequeno agricultor Aparecido Carpaneze, de Andirá.

Aparecido mudou-se para a nova moradia com a mulher, Neide Maria da Silva, e a mãe. “Minha mãe está na cama desde o começo do ano, e aqui ela vai morar com mais tranquilidade e será melhor cuidada”, disse. Em Andirá, outros 13 famílias receberam as chaves da casa nova.

CAMBARÁ – “Com a mudança, começamos vida nova. Não tem quem entre na casa e não se encante, ela ficou uma gracinha, do jeito que sonhávamos”, contou Lucília da Luz Peres, de Cambará.

O marido dela, Nelson Peres, contou que a família tentou morar na cidade duas vezes. “Cheguei a ficar doente lá. Vida boa mesmo é aqui no sítio, na nossa terrinha. Com casa nova, então, agora não saímos daqui nunca mais”, disse emocionado o marido de Lucília, o agricultor Nelson Peres. Em Cambará, outros oito famílias também se mudaram para a casa nova.

MORADIA RURAL - O programa de moradias rurais em andamento no Paraná já atendeu 7 mil famílias. A meta é atender, em quatro anos, 10 mil famílias de pequenos agricultores. A construção das casas, na mesma propriedade onde moram os produtores, é resultado da parceria entre os governos federal e estadual e prefeituras. As casas são praticamente 100% subsidiadas. As famílias pagam apenas quatro parcelas de R$ 280,00, por quatro anos.

Aparecido Carpaneze e Neide, em Andirá  Nelson Peres e Lucelia Peres, em Cambará


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br