Ibiporã

Postado dia 13/07/2013

Grupo quer levar experiência de Ibiporã para Londrina

Grupo veio conhecer experiência bem sucedida do Centro do ArtesanatoGrupo veio conhecer experiência bem sucedida do Centro do Artesanato

Na tarde desta terça-feira, dia 09/7, a prefeita em exercício de Ibiporã, Sandra Moya, o secretário municipal de Cultural e Turismo, Julio Dutra, e a secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, receberam, na sede da Fundação Cultural (FCI), um grupo de mulheres de Londrina que está desenvolvendo ações de promoção da economia solidária e buscando aperfeiçoar a qualidade do artesanato feito em Londrina.

Elas vieram acompanhadas de docentes da UEL que também estão desenvolvendo ações neste sentido através da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (INTES/UEL): a pró-reitora de Extensão, Cristianne Cordeiro Nascimento, e o coordenador da INTES, Sinival Pitaguari.

Compuseram o grupo de visitantes a presidente do Provopar Londrina e da Associação Beneficente Galvão Bueno (ABGB), Mildred Santos, mãe do narrador esportivo Galvão Bueno, que também integra o Conselho da Cultura pela Paz em Londrina; Maria Lopes Kireff, mãe do prefeito de Londrina, Alexandre Kireff, e Sara Maria Macedo da Cunha Freitas, as duas últimas integrantes do movimento de fomento à economia solidária em Londrina. Participa ainda do grupo, mas não pôde estar em Ibiporã neste dia a presidente do Instituto A. Yoshii, sra. Kimiko Yoshii.

O grupo que veio conhecer os trabalhos e projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Ibiporã, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e do Trabalho. Vieram colher ideias dos produtos feitos aqui e conhecer a experiência bem-sucedida do Centro do Artesanato de Ibiporã, mantido pelo poder público municipal e que foi reconhecido em 2012 com o selo TOP 100, do Sebrae nacional, que está agregando valor a seus produtos.
 
CENTRO DO ARTESANATO


Julio Dutra falou sobre as ações sociais de promoção à cultura na cidade, destacando que as escolas e oficinas permanentes oferecem cursos para mais de 600 crianças e adolescentes. “E no caso do Centro do Artesanato, por enquanto é mantido pela Prefeitura, mas como uma forma de investimento municipal na área do turismo. É um atrativo turístico da Rota do Café e uma parada obrigatória. Além disso, está gerando renda para os nossos artesãos”, explicou o secretário.


“A qualidade do que vocês produzem aqui e a beleza desse espaço impressiona qualquer um que visita esse espaço”, elogiou Maria Lopes Kireff. “É um modelo a ser seguido. Estão de parabéns!”, acrescentaram Mildred e Sara Macedo.


 
PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO


 
O professor Sinival Pitaguari, coordenador da INTES, afirmou que o objetivo da incubadora da UEL, em parceria com esse grupo da sociedade civil organizada, é desenvolver um projeto de aperfeiçoamento da produção e do modo de comercialização do artesanato produzido em Londrina, via Centro Público de Economia Solidária, que é mantido pela Prefeitura local, através da Secretaria de Assistência Social.


Após visitar o Centro do Artesanato de Ibiporã, o grupo conheceu outras dependências da Secretaria de Cultura e Turismo, como o Cine Teatro Padre José Zanelli, Espaço de Memória, Museu do Café, Complexo Cultural, além de outras secretarias municipais.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br